Gramatica atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE DE GRAMATICA Leia a tira a seguir para responder às questões 01 e 02:

1º balão Senhores passageiros, fizemos um pouso no mar
2º balão Podem desapertar os cintos e utilizar os remos que surgiram automaticamente à sua

frente.
01- (OBJETIVOS 1 e 2) Na tira, na frase da fala da comissária de bordo "Senhores passageiros, fizemos um pouso no mar.", há um verbo transitivodireto e um adjunto adverbial. a) Qual é o completo desse verbo transitivo direto? b) Qual é o adjunto adverbial e o seu valor semântico (sentido, o seu tipo)? 02- Na frase do 2º balão, foram empregados dois objetos diretos e dois adjuntos adverbiais: a) Quais são os objetos diretos? E quais são os verbos que eles completam? b) Indique os adjuntos adverbiais e dê o valor semântico de cada umdeles. 03- (OBJETIVO 2) Classifique todos os elementos das orações abaixo e diga qual é o tipo de predicado. "Todos saíram indignados do tribunal depois que o juiz declarou o réu inocente" 0 4 - ( O B J E T I V O 2 ) Analise os pronomes oblíquos e indique se eles são objeto direto ou objeto indireto: a) Emprestei-lhe o dinheiro. b) Espero-o na estação. c) Isto nos pertence. d) Aquilo não me convinha.e) Entregaram-te o livro. f) Desejo-te uma boa viagem. g) Sua opinião não me importava. h) Nada nos incomoda. i) Não me deixe só! j) O campeão de boxe dá-se muita importância. k) Alguém te deu o recado? 05- ( O B J E T I V O 2 ) Nas frases a seguir, dê a função sintática dos termos em destaque. a) Naquele lugar, não se falava de outra coisa. b) A intervenção do Estado na economia sempre trazresultados negativos. c) O rapaz morreu de acidente de carro, há um ano e meio. d) José de Alencar, romancista brasileiro, nasceu no Ceará. e) Várias pessoas viram o terrível acidente. f) Resolveram o problema com calma. 06- ( O B J E T I V O 2 ) I dentifique os apostos e os vocativos nas frases seguintes. a) "Olhe, Dona Evarista – disse-lhe o Padre Lopes, vigário do lugar -, veja se seu marido dá umpasseio ao Rio de Janeiro." b) Eu, minhas senhoras, não quero mais me preocupar com isso. c) Antônia, a esposa do farmacêutico, espera seu quarto filho. d) Alunos, sejam obedientes. e) Se pudesse, senhor diretor, trabalharia doze horas por dia. 07- ( O B J E T I V O 2 ) Verifique se os verbos destacados no período a seguir possuem sujeito e complemento (com ou sem preposição): "Se eu convencesseMadalena de que ela não tem razão... Se lhe explicasse que é necessário vivermos em paz..." 0 8 - (OBJETIVOS 1 e 2) (UFAC)

Considere estas orações: 1) “E havia muitas vozes de homens e de outras mulheres...” 2) “Eleitorado mais esclarecido não poderia haver”.

3) “Afinal chovia uma alegre chuva de esperança”. 4) “Não havia existido ninguém com tantas qualidades”. Agora, assinale a afirmaçãocorreta: a) Todas são sem sujeito. b) Somente a terceira não tem sujeito. c) Somente a primeira e a terceira não têm sujeito. d) Somente a segunda tem sujeito. e) Somente a terceira e a quarta têm sujeito.
0 9 - (OBJETIVOS 1 e 2) (UFPI)

Assinale a alternativa que contém a informação correta quanto ao sujeito das orações 1 e 2, respectivamente. 1. Existem homens loucos nas ruas. 2. Há homenssadios nos hospícios. a) Oração sem sujeito – indeterminado b) Oração sem sujeito – homens sadios c) Homens loucos – homens sadios d) Homens loucos – oração sem sujeito e) Indeterminado – oração sem sujeito
1 0 - (OBJETIVOS 1 e 2) (UFLa-MG)

a) b) c) d) e)

Assinale a alternativa em que há erro de análise. “[...] como bicho enorme ao qual houvessem cortado as pernas.” (oração sem sujeito) “[...]antes que se fechassem os guichês e portarias.” (sujeito composto) “Fazia então um sol redondo e cheio [...]” (oração sem sujeito) “Inventaram outro nome enrolado [...]” (sujeito indeterminado) “[...] e dentro dela havia o peso da responsabilidade [...]” (oração sem sujeito)

11- (OBJETIVOS 1 e 3)

(Unicamp-SP) Às vezes, quando um texto é ambíguo, é o conhecimento que o leitor tem dos fatos...
tracking img