Grafito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição
Museu Aberto de Arte Urbana de São PauloNormalmente distingue-se o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, quase sempre considerada como contravenção. No entanto,muitos grafiteiros respeitáveis, como Osgemeos, autores de importantes trabalhos em várias paredes do mundo, aí incluída a grande fachada da Tate Modern de Londres,[4] admitem ter um passado de pichadores.Na língua inglesa, contudo, usa-se o termo graffiti para ambas as expressões.[5]

A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições decaráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie dedemarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentesmovimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, e a variados graus de transgressão.

Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção daimprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.[6] Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foireconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX. Atualmente no século XXI, muitas pessoas usam o grafite como arte em museus de arte.

[editar] Termos e gírias
Fachada decoradacom grafite, em Olinda, Pernambuco.3D - Estilo tridimensional, baseado num trabalho de brilho / sombra das letras.
Asdolfinho - Novo estilo de grafite desenvolvido por americanos, no qual é visado apintura animal.
Backjump - Comboio pintado em circulação, enquanto está parado durante o percurso (numa estação por exemplo).
Bite - Cópia, influência directa de um estilo de outro writer....
tracking img