Gprs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRICO
Com o crescimento da internet, os usuários de telefones móveis passaram a demandar acesso à internet através do celular. O problema é que a segunda geração de celulares preparou-se para oferecer telefonia digital, mas não para acessar a internet. A internet transporta dados por pacotes, através do protocolo IP e para que a rede móvel seja adequada à internet, era preciso que os dadosfossem organizados e transportados também em pacotes. Foi criada então a tecnologia GPRS (de General Packet Radio Services ou Serviços Gerais de Pacotes por Rádio), cuja finalidade é possibilitar o tráfego de dados por pacotes para que a rede de telefonia celular possa ser integrada à internet. O sistema GSM com o GPRS integrado recebeu o nome de geração 2.5G, tendo sido uma evoluçãoimportantíssima para a comunicação de dados móvel. O GPRS permite taxas de transferência em torno de 40 kbps.
O GPRS (General Packet Radio Service) é uma tecnologia baseada em uma rede de pacotes (suportando IP e X.25), para o tráfego de dados em redes de comunicações móveis como, por exemplo, redes GSM, aumentando as taxas de transferência de dados. O GPRS oferece uma taxa de transferência de dados muito maiselevada que tecnologias anteriores, podendo passar a marca dos 170 kbps (velocidade média de 115kbps e throughput médio de 40 kpbs). 
General Packet Radio Service (GPRS) é um padrão para serviço de dados sem fio disponível em alguns sistemas GSM em todo o mundo. É o precursor da 3G, aterceira geração de redes de telefones celulares que oferecem acesso de alta velocidade a Internet e telefonia com vídeo. 3G trás a mesma velocidade super rápida da banda larga para os telefones celulares que você obtém em casa com cabo ou DSL.
O GPRS é padronizado pela ETSI. Sua primeira versão foi proposta em 1998.
O General Packet Radio Service (GPRS) é uma extensão do Global System for MobileCommunication (GSM) desenvolvida para suportar transmissão de dados orientada a
pacotes. Esse novo serviço foi desenvolvido para melhorar o acesso a serviços baseados em IP quando comparados aos atuais serviços baseados em chaveamento de circuitos das redes GSM. Sabe-se que transmissão por chaveamento de pacotes é por natureza adequada para servir a tráfegos em rajadas, como os gerados nasaplicações de Internet. 

O GPRS utiliza uma estrutura de pacotes de rádio que pode ser usada para
carregar protocolos de pacotes de dados de usuários, como o IP ou o X.25, de terminais
GPRS para outros terminais GPRS e/ou para redes de dados externas. Serviços específicos ponto-a-ponto e ponto-a-multiponto passam a ser suportados e os serviços de mensagens curtas (SMS) utilizados atualmente noscanais de sinalização também podem ser transmitidos via GPRS.

Permite aos seus usuários estarem sempre conectados a rede, prontos a enviarem e receberem informações via internet de forma online e imediata.
Aplicação: Acesso à internet; E-mail; Supervisão remota; Messaging; Chat; Jogos; Financeiro: Telemultibanco, banco online e bolsa de valores; Notícias; Entre outras.
Aplicação em empresas:Acesso aos sistemas da empresa: consulta de base de dados, consulta de aplicações corporativas;
Acesso a intranet da empresa: disponibilização online e móvel de toda a informação interna existente na empresa;
Transferencia de arquivos: download de arquivos, imagens, planilhas, textos;
Aplicação de Produtividade móvel: Possibilidade de automatizar diversas aplicações como força de venda, gestão deequipes, cobranças, etc
Vantagem:
Permite que se use voz e dados ao mesmo tempo desde que o aparelho ou terminal permita. O acesso é mais rápido, a transmissão de dados é processada com uma velocidade superior e os custos são reduzidos.
Arquitetura: É baseado na arquitetura GSM e incorpora dois novos nódulos:
SGSN que se encarrega de todo o gerenciamento da mobilidade assegurando o...
tracking img