Governanca em ti segundo efagundes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
efagundes.com
Avaliação, Estratégias e Governança de TI
1. Cenário de TI nas Organizações
Com a globalização a concorrência está mais intensa. Empresas chinesas tomando conta das manufaturas em indústria após indústria. Companhias indianas prestam mais e mais serviços. Concorrentes pequenos e ágeis de todas as partes do mundo apossam-se de nichos um após o outro em seus mercados. Paraprosperar nesse cenário, e não apenas sobreviver, é necessário criar um alicerce tecnológico. A tecnologia permite executar de modo eficiente e confiável as operações centrais. Como parte integrante das operações a TI tornou-se um ativo importante na empresa, não podendo ser mais encarado como uma despesa. Uma organização de TI eficiente proporciona um alicerce para a agilidade nos negócios. Essealicerce consiste na infraestrutura de TI e em processos de negócios digitalizados que automatizam as capacidades centrais de uma empresa. Uma governança de TI bem elaborada e implantada garante o sucesso das iniciativas da TI. A governança de TI está fortemente associada com a governança corporativa e é fundamental para empresas que tem ações em bolsas de valores ou que planejam lançá-las. Agovernança deve oferecer o alinhamento com os negócios, uma organização eficiente e controles robustos.

Uma organização eficiente de TI deve ser responder de forma consistente as seguintes perguntas por área:  Questões gerenciais sobre planejamento 1. A área de TI e as áreas de negócios têm estratégias alinhadas? 2. A empresa atinge um nível ótimo de uso dos recursos de TI? 3. Todos os empregados daempresa conhecem e entendem os objetivos de TI? 4. Os riscos de TI são entendidos e gerenciados? 5. A qualidade dos serviços de TI é apropriada para as necessidades da empresa?

1
 Questões gerenciais sobre a implantação 1. Os novos projetos de TI oferecem soluções que atendem as necessidades dos negócios? 2. Os novos projetos de TI são entregues dentro dos prazos e orçamentos?

Efagundes.com| eduardo.mayer@efagundes.com

Eduardo Mayer Fagundes 3. Os novos sistemas funcionam corretamente quando são implantados? 4. As mudanças realizadas no ambiente de TI não causam impacto negativo nos negócios correntes? Questões gerenciais sobre operação 1. Os serviços de TI são entregues alinhados com as prioridade do negócio? 2. Os custos de TI são otimizados? 3. As pessoas estão aptas a usaros recursos de TI de forma produtiva e segura? 4. Os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados estão implementados de forma segura? Questões gerenciais sobre controles 1. As medições de desempenho de TI detectam problemas antes que seja tarde demais? 2. O gerenciamento de TI assegura que os controles internos sejam efetivos e eficazes? 3. É possível associar odesempenho de TI às metas de negócios definidas anteriormente?





Pesquisas realizadas por Jeanne W. Ross, Peter Weill e David C. Robertson em 130 empresas americanas e europeias mostram que empresas digitalizaram seus processos centrais, comparados com a concorrência, tiveram mais lucratividade, possuem um tempo de entrega menor e extraem mais valor de seus investimentos de TI. Essasempresas possuem maior acesso a dados comuns sobre os clientes, correm menos risco de falhas em sistemas de missão critica e têm uma satisfação de 80% maior da alta administração com a tecnologia. Ainda, as empresas que digitalizaram seus processos centrais têm custos de TI 25% menores. Esses são os benefícios de um alicerce de execução efetivo. Infelizmente, muitas organizações de TI não conseguemtraduzir para a alta direção das empresas sua contribuição para o negócio. A falta de um alicerce tecnológico não sustenta as estratégias empresariais e geram os seguintes comentários da alta administração:           Não sabemos se nossa empresa extrai algo de valor da TI. A TI é sempre um gargalo; Os mecanismos para tomar decisões de TIC são lentos ou contraditórios; Os projetos de TIC...
tracking img