Gosta de ler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO












Gostar de ler




























Olinda 2012














Gostar de ler.




























Luciana Gomes

















Introdução

“Essa incapacidade de atingir, de entender, é que faz com que eu, porinstinto de... de quê? Procurei um modo de falar que me leve mais depressa
ao entendimento. Esse modo, esse “estilo” (!), já foi chamado de várias
coisas, mas não do que realmente e apenas é: uma procura humilde.”
Clarice Lispector


O processo de leitura dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Argentina Castelo Branco, o qual, consideramos importante para o crescimentopessoal e cultural desses educando, na construção do crescimento e como se dá na interrelação da língua escrita e o gosto pela leitura, favorecendo na compreensão da mesma no desenvolvimento de criatividade e de recursos informacionais das diversas atividades sócio-culturais da vivencia prática de cada aluno.
Portanto, a prática da leitura deve ser mostrada com prazer alegria e não como via pura esimplismente obrigatória de contextos frios e distantes do contexto em que o educando está inserido. Por outro lado, toda a consciência que o aluno tem da linguagem oral se deturba quando ele entra na escola e aprende a escrever; de tal modo que depois, adulto, só será capaz de observar sua fala, sem as interferências da forma gráfica das palavras, após o treinamento fonético.
Entretanto, aleitura não deve ser somente para o prazer, más, o objetivo de promover a capacidade refletiva e crítica, o que acontece quando o professor abre espaço para discussões após a mesma, dando oportunidade aos alunos darem suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensando suas idéias acerca do tema abordado, ou até mesmo mudando o final da história.
Por isso, é importante que as escolas abram espaçospara esse tipo de trabalho e que os professores incentive-os sempre, visando o aumento do vocabulário, a riqueza de idéias, a desibinição, a construir uma fala desenvolta e a ficar mais próximos dos acontecimentos.
Neste sentido o projeto didático “gostar de ler”, tenta buscar e desenvolver a necessidade de uma boa compressão no ato de lê, além da interpretação dos textos e gêneros literários doslivros na execução das obras referências incluindo poesias, poemas e outros.






Justificativa

Nossa pesquisa surgiu da preocupação daqueles alunos que ficam circulando na escola esperando o professor chegar ou tendo aula vaga, tendo em vista a biblioteca da escola que não funciona, com o propósito de revitalizar e dinamizar o seu ambiente de forma natural levando a conquistar aosalunos e professores.
Segundo Caldeira (2003; p.47) a biblioteca escolar visa “[...] proporcionar os alunos oportunidades de leitura intensa e autônoma, além de incentivar a busca de informação para responder a questionamentos e solucionar problemas [...]”.
Desenvolvendo as ações práticas direcionadas ao publico alvo, com um propósito de intervenção pedagógica. Levando aos alunos a uma continuação doprocesso de ensino – aprendizagem.
Livros empoeirados e empilhados, sala fechada, uma pequena desordem seria a biblioteca, lugar de pouco atrativo para jovens leitores, visando também às dificuldades dos professores em despertar o interesse dos alunos pela leitura.
Devemos otimizar este espaço? desta forma foi desenvolvido o Projeto “Gostar de Ler”, este tema tem o objetivo de trazer para oaluno o gosto pela leitura a partir da necessidade de tornar a biblioteca um lugar acessível, e que atendesse as questões no incentivo a leitura e capaz de despertar nos alunos o interesse a conhecer a poesia, o poema e os gêneros textuais.
Esta temática é para oportunizar o processo do crescimento intelectual e o enriquecimento cultural e social dos estudantes, visando agrupar novas tendências...
tracking img