Golpe de Estado, também conhecido internacionalmente como ‘coup d'État’ (em francês) e ‘Putschou Staatsstreich’ (em alemão), designa uma mudança de governo súbita, imposta por uma minoriaque age com o elemento surpresa.
Tem este nome de golpe porque se caracteriza por uma ruptura institucional violenta, contrariando a normalidade da lei e da ordem e submetendo o controle doEstado (poder político institucionalizado) a pessoas que não haviam sido legalmente designadas (fosse por eleição, hereditariedade ou outro processo de transição legalista).
Na teoriapolítica, o conceito de golpe de Estado surge apenas com a modernidade, após a quebra de paradigmas causada pela Revolução Francesa e pela doutrina iluminista. Antes, as rupturas bruscas da ordeminstitucional eram chamadas genericamente de revolução, como as tomadas de poder em 1648 e 1688 na Inglaterra. Após a tomada da Bastilha, no entanto, o termo revolução passou a ser reservadopara as mudanças profundas provocadas por intensa participação popular, da sociedade ou das massas.
Assim, a expressão Golpe de Estado foi criada para designar a tomada de poder por viasexcepcionais, à força, geralmente com apoio militar ou de forças de segurança.
Um Golpe de Estado costuma acontecer quando um grupo político renega as vias institucionais para chegar aopoder e apela para métodos de coação, coerção, chantagem, pressão ou mesmo emprego direto da violência para desalojar um governo. No modelo mais comum de golpes (principalmente em países doTerceiro Mundo), as forças rebeladas (civis ou militares) cercam ou tomam de assalto a sede do governo (que pode ser um palácio presidencial ou real, o prédio dos ministérios ou o parlamento),às vezes expulsando, prendendo ou até mesmo executando os membros do governo deposto.
“... e na calada da noite, os militares tomam o poder;
a ruptura da democracia faz-se a nascer...”
...principalmente dos metalúrgicos do ABC, em São Paulo. O Movimento Estudantil jamais abdicou de combater o governo mediante manifestações e atos de desobediência civil.
Segundo os arquivos do SNI (Sistema Nacional de Informações), o maior temor dos militares, já no fim da década de 1970, era que os movimentos se articulassem e iniciassem atos conjuntos. O certo é que a atuação destes grupos contribuiu decisivamente para o relaxamento do regime, sintetizado na "abertura ampla,...
...TRABALHO DE HISTORIA
GolpeMilitar
EE Professor Astrogildo Silva
André Luiz Garcia Trujillo nº01 3º C
Indice
1964 o golpe de Estado e a ditadura
militar pelo prisma político-econômico
Antecedentes do golpe
O episódio do levante dos marinheiros
O golpe
O governo Castello Branco
O governo Costa e Silva
O governo Médici
O governo Ernesto Geisel
Concluindo
1964 o...
...
GolpeMilitar de 1964
O GolpeMilitar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram no dia 1 de abril de 1964 em um golpe de estado. Todavia, para a maioria dos militares, chamar o golpe de Revolução de 1964 estaria associado à ideia de futuro, de esperança e de um tempo melhor, algo prometido para a população, devido ao Estado de corrupção...
..."É errado dizer que o golpe de 64 foi apenas militar. Se puséssemos aqui nessa mesa alguns símbolos para representar as forças que atuaram para que ele acontecesse, teríamos que ter sim uma espada - ou um tanque! - para marcar a participação decisiva das Forças Armadas.
Mas ao lado teríamos obrigatoriamente que colocar um maço de dinheiro - de dólares, talvez - representando o Capital, o altíssimo empresariado, nacional e transnacional.
Teríamos também um...
...
As causas e condições do golpemilitar de 1964 foram os seguintes: a radicalização da “política de massas” promovida pelo populismo de esquerda e a mobilização popular que a acompanhava; a reação conservadora das elites e das Forças Armadas contra o governo de João Goulart; a redução do crescimento econômico e o descontrole da inflação; a pressão externa dos Estados Unidos a favor da conspiração em nome da “segurança” do hemisfério ocidental no contexto da...
...GolpesMilitares
no Brasil e na América Latina
A História política na América Latina, teve grandes influências políticas e jogo de interesses, exercida pelos Estados Unidos da América, seja dos burgueses ou dos operários. Em meados do século XX, as repúblicas latino-americanas, passam por um processo de crise, a década de 1950 é um marco importante para o início desta crise. A revolução Cubana em 1959, foi a primeira revolução da América Latina que...
...Golpemilitar
Um golpemilitar caracteriza-se pela tomada do poder de um país pelos militares, em um golpe de Estado, instaurando um regime de ditadura militar com o pretexto de defender o país de interesses exteriores ou de ameaças interiores.
De maneira geral, os membros do governo deposto são perseguidos e presos, ou então forçados a deixarem o país. Simpatizantes do governo...
...Um golpemilitar caracteriza-se pela tomada do poder de um país pelos militares, em um golpe de Estado, instaurando um regime de ditadura militar afim de defender o país de interesses exteriores ou de ameaças interiores. Geralmente é decretado um estado de sítio, regido segundo a lei marcial, sendo formada uma junta militar encabeçada por qualquer das armas, que nomeia um novo presidente (sempre um...