Golpe militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Golpe de Estado, também conhecido internacionalmente como ‘coup d'État’ (em francês) e ‘Putschou Staatsstreich’ (em alemão), designa uma mudança de governo súbita, imposta por uma minoriaque age com o elemento surpresa.
Tem este nome de golpe porque se caracteriza por uma ruptura institucional violenta, contrariando a normalidade da lei e da ordem e submetendo o controle doEstado (poder político institucionalizado) a pessoas que não haviam sido legalmente designadas (fosse por eleição, hereditariedade ou outro processo de transição legalista).
Na teoriapolítica, o conceito de golpe de Estado surge apenas com a modernidade, após a quebra de paradigmas causada pela Revolução Francesa e pela doutrina iluminista. Antes, as rupturas bruscas da ordeminstitucional eram chamadas genericamente de revolução, como as tomadas de poder em 1648 e 1688 na Inglaterra. Após a tomada da Bastilha, no entanto, o termo revolução passou a ser reservadopara as mudanças profundas provocadas por intensa participação popular, da sociedade ou das massas.
Assim, a expressão Golpe de Estado foi criada para designar a tomada de poder por viasexcepcionais, à força, geralmente com apoio militar ou de forças de segurança.
Um Golpe de Estado costuma acontecer quando um grupo político renega as vias institucionais para chegar aopoder e apela para métodos de coação, coerção, chantagem, pressão ou mesmo emprego direto da violência para desalojar um governo. No modelo mais comum de golpes (principalmente em países doTerceiro Mundo), as forças rebeladas (civis ou militares) cercam ou tomam de assalto a sede do governo (que pode ser um palácio presidencial ou real, o prédio dos ministérios ou o parlamento),às vezes expulsando, prendendo ou até mesmo executando os membros do governo deposto.

“... e na calada da noite, os militares tomam o poder;
a ruptura da democracia faz-se a nascer...”
tracking img