Goias colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como surgiu a procissão do fogaréu
A Procissão do Fogaréu foi introduzida em Goiás pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos, em meados do século XVIII. A indumentária utilizada pelos penitentescaracteriza-se por uma túnica comprida e e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa naEspanha.[1] Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.

A"Procissão do Fogaréu" é uma belíssima e tradicional manifestação popular de fé, realizada anualmente na cidade de Goiás Velho ( antiga capital do estado, 130 km de Goiânia), há 263 anos.
O ritualrepresenta a perseguição dos soldados romanos a Jesus na antiga Jerusalém, e tem início às 0:00h da quarta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da BoaMorte, localizada na praça principal da cidade.
Em vez da multidão, tribunos e soldados judeus de túnicas coloridas e encapuzados ( os chamados "farricocos"), são enviados pelo sumo sacerdote Caifás(João, 18:12) para prender Jesus. Carregam tochas para iluminar a caminhada, que segue por 1km nas ladeiras de pedra em busca do Messias

O que a procissão do fogaréu celebra
Na Quarta feira detrevas, acontece a Procissão do Fogaréu, única neste estilo realizada no Brasil. Simboliza a busca e prisão de cristo. Dela participam personagens encapuzados, denominados Farricocos que seriampenitentes e mantenedores da ordem. Tais personagens, são os que mais se assemelham aos existentes na Semana Santa espanhola. Cerimônias Litúrgicas e para-litúrgicas. A procissão tem início por volta das00:00hs., com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, saindo de frente da porta do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, na praça principal. Segue rápida e desordenadamente até às escadarias da...
tracking img