Goias colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As Primeiras Bandeiras

No primeiro século da colonização do Brasil, diversas expedições, “entradas, descidas”, percorreram parte do território do atual Estado de Goiás, organizadas principalmente na Bahia. De inicio seguiam em canoas o curso dos rios: Paranaíba – Tocantins – Araguaia, até voltar pelo Tietê e São Paulo, naquele tempo, sem pressas, uma dessas viagens podia demorar dois ou trêsanos. Mais tarde – depois de 1630 – introduziu-se o uso de muares e as bandeiras preferiam a viagem por terra.
A primeira bandeira, que partindo de São Paulo, possivelmente chegou até os sertões de Goiás no leste do Tocantins, foi a de Antonio Macedo e Domingos Luís Grau (1590 – 1593).
Outro tipo de expedições eram as “descidas” dos jesuítas do Pará. Os jesuítas tinham criado na Amazônia umsistema bem estruturado de “aldeias” de aculturação indígena – as missões jesuíticas – e vinham para tentar catequizar os índios do Brasil Central, não aqui em Goiás, mas tentando fazer com que os indígenas migrassem para suas missões. Portanto, nem bandeirantes nem jesuítas vinham para ficar-se em Goiás. Levavam índios goianos para o Sul e para o Norte, traçavam roteiros para mostrar o caminho, masnão vinha, a Goiás para criar povoações.
Descobrimento de Goiás

É costume dizer que o descobridor de Goiás foi o Anhanguera. Isso não significa que ele fosse o primeiro a chegar a Goiás, mas sim que ele foi o primeiro a vir a Goiás com intenção de se fixar aqui. Isso se deu dentro da conjuntura do descobrimento de ouro no Brasil.
Bartolomeu Bueno da Silva, experiente sertanista, era cegode um olho. Talvez desse defeito físico venha o apelido “Anhanguera”, de origem e significados discutidos. Quase todos os sertanistas eram apelidados pelos índios. Quando ao fato de haver ateado fogo num prato de aguardente para amedrontar os índios a fim de que lhes mostrassem, não se tratava de fato original. Era um ardil comum, próprio de exploradores. Segundo Pedro Taques, linhagistapaulistano, o primeiro bandeirante que usou esse método foi Francisco Pires ribeiro, sobrinho do Caçador de esmeraldas, nos sertões de Minas Gerais.
Os principais financiadores de bandeira da Anhanguera foram ela próprio e seu genro, João Leite da Silva Ortiz.
Viagem da Bandeira

A bandeira saiu de São Paulo a 3 de julho de 1722. O caminho já não era tão difícil como nos primeiros tempo. Ate o rioGrande era bem conhecido dos paulistas, com alguns moradores e com roças; para alem, o Anhanguera dizia possuir um roteiro, ate o lugar do ano.
Mas a natureza não foi muito generosa em algumas regiões semi-desérticas do cerrado do Brasil Central e muitos dos componentes da bandeira acabaram morrendo de fome, os sobreviventes, segundo relato do Alferes Braga, participante que acabou desistindo edesertando da bandeira, precisaram comer macacos, os cachorros e alguns cavalos para conseguir escapar à fome.
O Anhanguera era um homem obstinado: disse que preferia a morte a voltar fracassado. No fim acabou tendo sorte. Numa das voltas das bandeiras, quando já lhe restavam poucos companheiros: que os outros haviam morrido de fome, doença ou em escaramuças com índios hostis, descobriu ouro nascabeceiras do Rio Vermelho, na atual região da cidade e Goiás.
Povoamento de Goiás

A primeira região ocupada foi a região do Rio Vermelho. Fundou-se ai o Arraial de Sant´Ana, que depois seria chamado Vila Boa e, mais tarde, cidade e Goiás, sendo durante 200 anos a capital do território. Pelos registros da capitação, sabemos que dez anos depois, em 1736, já havia nas minas de Goiás 10.263escravos.
O povoamento determinado pela mineração do ouro é um povoamento muito irregular e mais instável, sem nenhum planejamento, sem nenhuma ordem. Onde aprece ouro, ali surge uma povoação; quando o ouro se esgota, os mineiros mudam-se para outro lugar e a povoação definha ou desaparece.
Três zonas povoaram-se assim durante o século XVIII com um relativa densidade:
A primeira no Centro-Sul,...
tracking img