Goaverno collor

602 palavras 3 páginas
1)b)O "milagre econômico brasileiro" é a denominação dada à época de excepcional crescimento econômico ocorrido durante o Regime militar[->0] no Brasil[->1], também conhecido pelos oposicionistas como "anos de chumbo[->2]", especialmente entre 1969[->3] e 1973[->4], no governo Médici[->5]. Nesse período áureo do desenvolvimento[->6] brasileiro em que, paradoxalmente, houve aumento da concentração de renda[->7] e da pobreza[->8], instaurou-se um pensamento ufanista de "Brasil potência", que se evidencia com a conquista da terceira Copa do Mundo de Futebol[->9] em 1970[->10] no México[->11], e a criação do mote: "Brasil, ame-o ou deixe-o".As três vitórias na Copa do Mundo[->12] ajudaram a manter no ar um clima de euforia generalizada, nunca antes vista, e daquilo que Elio Gaspari[->13] apelidou de "patriotadas". O Brasil cantava a canção Pra frente Brasil[->14].

c)A expressão anos de chumbo foi aplicada inicialmente a um fenômeno da Europa Ocidental[->15], relacionado com a Guerra Fria[->16] e com a estratégia da tensão[->17]. Designa o período compreendido aproximadamente entre o pós-1968[->18] e o fim dos anos 1970, na Alemanha[->19], ou meados dos anos 1980, na França[->20] e na Itália[->21] — anos marcados por violência política, guerrilha revolucionária armada e terrorismo de Extrema esquerda[->22] e de extrema direita[->23], bem como pelo endurecimento do aparato repressivo dos estados democráticos da Europa Ocidental[->24].
Posteriormente a expressão passou a designar esse período de radicalização política, também fora da Europa[->25] — particularmente nos países do Cone Sul[->26].

d)Abertura democratica

2)A União Soviética travou grande conflito com os Estados Unidos pela influência ideológica no mundo durante algumas décadas. No início da década de 1980, entretanto, a União Soviética já se mostrava desgastada e incapaz de se sustentar em sua ideologia.. A população já não estava mais satisfeita com as promessas comunistas e se revoltara contra as

Relacionados