Glutaril amidase

832 palavras 4 páginas
Universidade Estadual de Maringá

GLUTARIL AMIDASE

Docente: Profª Drª Rosane Marina Peralta Acadêmicas: Daniela Mazzia I. Rodrigues RA:69274 Maria Clara Vinci RA:70254 Curso: Bioquímica Disciplina: Tecnologia de Enzimas

Maringá
Maio 2013

1 INTRODUÇÃO

As enzimas são biocatalizadores, normalmente de natureza proteica, altamente específica, tem grande importância em processos biotecnológicos por acelerarem reações termodinamicamente favoráveis.
As enzimas são usadas em sua forma nativa na indústria de alimentos e devido a avanços na tecnologia hoje são também usadas em indústrias químicas e farmacêuticas.
Tais moléculas tornam possíveis as transformações de espécies químicas em condições brandas de temperatura e pressão, além de gerarem produtos finais com maior valor agregado através de reações assimétricas.
Por atuarem como catalisadores são utilizados para a produção de solventes, ácidos orgânicos, antibióticos, vacinas, inseticidas, entre outras aplicações.
Neste trabalho serão apresentadas as principais características, aplicações e a classificação da enzima glutaril amidase, também conhecida como cefalosporina acilase, com ênfase na formação de intermediários para produção de antibióticos semissintéticos.
A produção industrial de antibióticos semissintéticos é feita por síntese química, um processo que utiliza grupos de proteção facilmente removíveis para evitar reações secundárias. (Ospina et al.,1996).
A enzima cefalosporina acilase, com EC: 3.5.1.93, pertence à classe da hidrolases por quebrarem ligações peptídicas através das moléculas de água, à subclasse das hidrolases que quebram ligações C-N e a uma subclasse que quebra C-N em amida linear. Essas classes e subclasses são agrupadas e

Relacionados

  • Biodiversidade: fonte potencial para a descoberta de fármacos
    7546 palavras | 31 páginas