Glossario de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


GLOSSARIO
DE
CONTABILIDADE
Módulo 13





Micaela Soares n.12

Raquel Ferreira n.13

11ºD



C

Características da Contabilidade analítica:

• Interna a nível dos processos – estuda os processos de transformação dos produtos e avalia os processos de fabrico.
• Utilização interna – é direccionada aos órgãos de gestão que se servem da informação produzidapodendo assim tomar decisões com ela.
• Pormenorizada e diversificada – reparte os custos em parcelas referentes a cada produto, actividade ou unidade, adaptando-se a estrutura da empresa e as características da actividade desenvolvida.
• Avalia o presente e é virada para o futuro – regista factos presentes e fornece indicações precisas para a tomada de decisões que condiciona o futuro.Contabilidade analítica ou de custos – Permite dividir os diferentes custos, proveitos e resultados pelos diversos sectores de empresa.

Contabilidade Geral/ Financeira – É uma contabilidade externa em que a informação produzida interessa aos utilizadores dos documentos e também se rege por critérios rígidos e uniformes do POC (plano oficial de contas), baseando-se em factos passados.Contabilidade gestão – Engloba a contabilidade analítica e de custos, é uma contabilidade interna a nível dos processos e dos utilizadores da informação produzida, centrando-se em áreas de empresa e produzindo factos presentes para o futuro.

Custo – Facto económico relacionado com resultados independentemente do momento em que vão ser pagos ou recebidos, traduz-se também na quantidade de recursosnecessários para atingir um determinado objectivo.

Custos directos – São aqueles em que é possível determinar e identificar claramente o seu destino funcional, ou seja, a sua função de origem e o seu destino final.

Custos do produto – São todos os suportados para fabricar um produto concreto, ou seja, os gastos efectuados com apenas aquele produto.

Custos funcionais – Este custo englobatodas as funções que lhes dão origem, como:

• Custo de produção/industrial, diz respeito a fabricação dos produtos, isto é, representa o somatório dos custos de todas as fases por que passam as matérias ate a concepção do produto final, englobando assim as matérias-primas (conjunto formado pelos matérias ou meterias directamente consumidos na fabricação), a mão-de-obra directa (remuneraçõese restantes encargos suportados com os colaboradores da parte fabril) e gastos gerais de fabrico (todos os restantes custos suportados na fabrica).


• Custo de distribuição, diz respeito a venda e entrega /distribuição dos produtos.

• Custos administrativos, diz respeito a gestão e controlo das actividades da empresa.


• Custos financeiros, diz respeito ao preço a pagar peloinvestimento com capitais alheios.

• Custos de Aprovisionamento, dizem respeito a gestão dos stocks.

Custo indirectos – São todos aqueles cuja identificação e participação na fabricação do produto não são evidentes.

Custos de período – São os que não ocorrem para um só produto, mas sim para toda a actividade da empresa durante um determinado período de tempo.

Custos fixos – Sãocustos independentes das quantidades produzidas ou vendidas, ou seja, independentemente da empresa fabricar muito ou pouco o valor daquele custo é sempre o mesmo.

Custos materiais – São custos onde se considera a quantidade de matérias utilizadas ou consumidas.

Custos monetários – É quando se transforma as quantidades de matérias num determinado preço.

Custos orçamentados – estão dentro doscustos teóricos dos quais resultam de orçamentos elaborados para um determinado período.

Custos padrão – estão dentro dos custos teóricos, dos quais resultam de condições ideais de funcionamento.

Custos reais – são custos cuja avaliação foi efectuada após a produção.

Custos teóricos ou predeterminados – São custo que se calculam antes da produção.

Custos Variáveis – Acompanham...
tracking img