Glossario de arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TAIPA DE MÃO
Também chamada de pau-a-pique, taipa de sopapo, taipa de sebe, barro armado, é uma técnica em que as paredes são armadas com madeira ou bambu e preenchidas com barro e fibra. A matéria-prima consiste em trama de madeira ou bambu, cipó ou outro material para amarrar a trama, solo local, água e fibra vegetal, como capim ou palha. O solo local e água são amassados com os pés e,depois de homogeneizados, são misturados à fibra e a massa é usada para preencher a trama. Normalmente usada para erguer parede estrutural ou de vedação.

A TAIPA DE PILÃO
A taipa de pilão é um sistema rudimentar de construção de paredes e muros. A técnica consiste em comprimir a terra em formas de madeira no formato de uma grande caixa, denominadas de taipais, onde o material a ser socado édisposto em camadas de aproximadamente quinze centímetros de altura. Essas camadas são reduzidas à metade da altura pelo processo de piloamento. Quando a terra pilada atinge mais ou menos 2/3 da altura do taipal, recebe, transversalmente, pequenos paus roliços envolvidos em folhas, geralmente de bananeiras, produzindo orifícios cilíndricos denominados "cabodás" que permitem o ancoramento do taipal emnova posição. Essa técnica é usada para formar as paredes externas e as internas, estruturais, sobrecarregadas com pavimento superior ou com madeiramento do telhado.

PAU-A-PIQUE
Pau a pique, também conhecido como taipa de mão, taipa de sopapo ou taipa de sebe, é uma técnica construtiva antiga que consistia no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais,geralmente de bambu amarradas entre si por cipós, dando origem a um grande painel perfurado que, após ter os vãos preenchidos com barro, transformava-se em parede. Podia receber acabamento alisado ou não, permanecendo rústica, ou ainda receber pintura de caiação. Utilizado no repertório das construções dos séculos XVIII e XIX, período colonial. Sobretudo nas paredes internas de tais edificações. Dastécnicas em arquitetura de terra é a mais utilizada principalmente por dispensar materiais importados. Note-se que seu uso ocorre, em sua maioria, na zona rural.

OITÃO
Oitão significa a parede lateral de uma construção ou o limite entre as paredes laterais de duas casas formando um beco entre elas. Oitão tem ainda o mesmo significado de empena ou frontão. Em construções com telhados de duaságuas, representa a porção triangular por cima do forro (também designado como pé-direito). É a parte onde fica o sótão.

ÓCULO
Óculo designa um elemento de arquitetura, sendo uma abertura na fachada ou no interior que pode ser redonda ou de outras formas, localizada geralmente acima de uma abertura principal ou inclusa em frontões e frontispícios.

NAVE
A nave central costumava ser mais alta queas laterais, o que favorecia a instalação de vãos com vitrais, geralmente coloridos, que cumpriam uma função estética e doutrinária e colaboravam para o recolhimento religioso no interior dos templos.
A planta de cruz latina apresenta uma ou várias naves longitudinais, terminadas na cabeceira em capelas semicirculares ou absides, e uma transversal ou cruzeiro.  Às vezes a capela-mor da navecentral aparece rodeada por uma ou duas naves que formam o deambulatório, elemento construtivo próprio de igrejas de peregrinação.

MÍSULA
Uma mísula é um ornato que ressai de uma superfície, geralmente vertical, e que serve para sustentar um arco de abóbada, uma cornija, figura, busto, vaso, etc.. Muito usado em estruturas de betão, na construção civil.

MARQUISE
Marquises são estruturas embalanço formadas por vigas e lajes ou por apenas uma laje. Normalmente, são projetadas com a função arquitetônica de cobertura e proteção de “halls” de entrada das construções. As marquises podem receber cargas de pessoas, de anúncios comerciais ou outras formas de propaganda, de impermeabilização etc.
A estrutura da marquise a ser projetada, depende principalmente do vão do balanço e da...
tracking img