Importancia do estimulo motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INCLUSÃO ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular. Passos fundamental deveser dada para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.
Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade brasileira no próximo milênio.O presente estudoteve por objetivo verificar as concepções e atitudes dos professores de Educação Física (EF) em relação a alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), EF do ensino regular e o nível de capacitação desses professores de lidar com o processo. A amostra foi constituída por 30 professores de EF da Secretaria do Estado do Distrito Federal. A curetagem de dados foi utilizada como instrumento umquestionário elaborado  este estudo, composto por 14 questões fechadas. A análise das respostas foi feita de maneira descritiva a partir dos resultados estatísticos obtidos e comparados a literatura. Os resultados demonstram que as concepções e atitudes dos professores são contraditórias, divididas entre positivas  e tendenciosas à segregação. Esse fato pode, em parte, ser explicado pelo fato dosprofessores que participaram da pesquisa não se considerarem capacitado ao atendimento dos alunos com NEE EF em classes comuns, apesar de se mostrarem simpáticos ao processo. Sendo assim, o presente estudo, a partir das respostas dos professores e, em conformidade a literatura, verificou a necessidade  um projeto de capacitação profissional que se inicie nos cursos  formação de professores e que seperpetue por toda sua vida profissional, visto que o professor é um dos principais agentes da educacional  alunos  NEE no ensino comum.
A Inclusão, como processo social amplo, vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando a partir da década de 50. A inclusão é a modificação da sociedade como pré-requisito para que pessoa com necessidades especiais possa buscar seu desenvolvimentoe exercer a cidadania (Sassaki, 1997). Segundo o autor, a inclusão é um processo amplo, com transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, inclusive da própria pessoa com necessidades especiais. Para promover uma sociedade que aceite e valorize as diferenças individuais, aprenda a conviver dentro da diversidade humana, através da compreensão e dacooperação (Cidade e Freitas, 1997). Na escola, "pressupõe, conceitualmente, que todos, sem exceção, devem participar da vida acadêmica, em escolas ditas comuns e nas classes ditas regulares onde deve ser desenvolvido o trabalho pedagógico que sirva a todos, indiscriminadamente" (Edler Carvalho, 1998, p.170).
A escola como espaço inclusivo têm sido alvo de inúmeras reflexões e debates. A ideia daescola como espaço inclusivo nos remete às dimensões físicas e atitudinais que permeiam a área escolar, onde diversos elementos como a arquitetura, engenharia, transporte, acesso, experiências, conhecimentos, sentimentos, comportamentos, valores etc. coexistem, formando este lócus extremamente complexo. A partir disto, a discussão de uma escola para todos tem suscitado inúmeros debates sobreprogramas e políticas de inserção de alunos com necessidades especiais. A grande polêmica está centrada na questão de como promover a inclusão na escola de forma responsável e competente.
Quanto à área da Educação Física, a Educação Física Adaptada surgiu oficialmente nos cursos de graduação através da Resolução 3/87 do Conselho Federal de Educação e que prevê a atuação do professor de Educação...
tracking img