Globatização

483 palavras 2 páginas
A Globalização
A globalização é um processo de interação e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações. Ou seja é um processo impulsionado pelo comércio e investimento internacionais, com o auxílio da tecnologia de informação.
História da globatização
A globalização moderna surgiu com o fim da Segunda Guerra mundial, e a vontade de impedir que uma monstruosidade como ela ocorresse novamente no futuro, sendo que as nações vitoriosas da guerra e as devastadas potências do eixo chegaram a conclusão que era de uma importância para o futuro da humanidade a criação de mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras.
Deste consenso nasceu as Nações Unidas, e começou a surgir o conceito de bloco económico pouco após isso com a fundação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA.
Exemplos de globalização
O mundo globalizado que se vê hoje é um mundo cada vez menor, em relações as distâncias, as comunicações encurtaram, dizem-se que a cada dia mais parece que as distâncias não existem, mais.
Um exemplo da globalização no mundo é a rede da INTERNET, que liga o mundo todo em tempo real, sem diferença de fusos horários.
Outro exemplo é as lojas chinesas:
É um dos exemplos mais visíveis no nosso país, pois estão implantadas em todas as esquinas das nossas cidades. Vendem todo o tipo de artigos, a preços baixíssimos. Quase todos os produtos são made in China, pois lá conseguem uma mão-de-obra muito mais barata, e cá estão isentos durante 5 anos de pagar impostos e ainda conseguem, quando necessário empregar empregadas estrangeiras (que acabam por fazer o mesmo trabalho recebendo ordenados mais baratos).
Atores da globalização
Os principais atores da globalização são as organizações de comércio internacionais como a onu, a omc – Organização do Comércio Internacional do Trabalho.
As organizações não-governamentais, as organizações regionais como a EU e NAFTA, as multinacionais.
Desvantagens da

Relacionados

  • Listagem bibliografias
    1078 palavras | 5 páginas