Globalização, cultura e subjetividade discussão a partir dos meios de comunicação de massa1

2151 palavras 9 páginas
Globalização, cultura e subjetividade: Discussão a partir dos meios de comunicação de massaFalar de representações sociais implica em falar de comunicação, uma vez que as representações são geradas e expressas no processo comunicacional. O texto Globalização, cultura e subjetividade: discussão a partir dos meios de comunicação de massa analisa o cenário da cultura global destacando a indústria cultural, visando à compreensão da subjetivação dos sujeitos no contexto contemporâneo. Tal qual Mancebo, autora do texto supracitado, Moscovici considera a comunicação como parte relevante nos estudos das representações sociais e por isso faremos aqui uma análise dos dois pensadores.
Em seu artigo, a autora Denise Mancebo ressalta duas características da "globalização cultural" que se opõem: em uma encontramos imagens que fazem alusão à homogeneidade e integração mundial e em outra destaca os antagonismos e contradições provocadas pela mundialização da cultura. Ressalta ainda os atravessamentos que perpassam tal temática como, por exemplo, a fusão entre cultura e economia, onde ambas acabam por coincidir em uma lógica de uma sociedade voltada para o consumo e o consenso que aponta para o fato das subjetividades se apresentarem afetadas pelas mudanças globais na esfera cultural.
A partir da década de 50, com a Revolução Industrial, surge também a Sociedade Industrial. Desta forma, Mancebo, destaca que para discutir os meios de comunicação de massa, é imprescindível que se discuta também a sociedade industrial e assim como a globalização, a Indústria Cultural se apresenta, também, em um processo dialético onde o caminho para a homogeneização acaba evidenciando as diferenças.
Visão produtivista de mundo, tendência etnocidária e individualismo foram parâmetros que ganharam corpo com a sociedade industrial, e que devido aos avanços tecnológicos envolvidos na globalização e que potencializam o circuito de trocas, tais parâmetros permanecem e se complexificam nos tempos que

Relacionados

  • Nome da rosa.
    23333 palavras | 94 páginas