Glicemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Desde os primórdios da civilização, o homem vem lutando para obter uma melhor qualidade de vida. Em estudos realizados por inúmeros pesquisadores descobriu-se que uma melhor qualidade de vida está relacionada com o rastreamento do índice de glicemia no sangue, ou seja, o controle da concentração de glicose no sangue ou mais precisamente no plasma sanguíneo.
A glicose é aprincipal fonte de energia do organismo, porém quando em excesso pode trazer várias complicações à saúde como, por exemplo: o excesso de sono no estágio inicial, cansaço e problemas físicos táticos em efetuar as tarefas diárias.
Neste trabalho veremos sobre a diabete que é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue, seus tipos, suas complicações e sintomas.A diabete quando não tratada adequadamente, pode gerar diversas complicações como: ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, pé diabético, podendo evoluir para uma amputação.
Existem vários tratamentos disponíveis para o portador de diabete e esses, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e uma melhor qualidade de vida para o mesmo.
Há dois tiposde diabete: a diabete tipo 1, mais comum em jovens menores de 30 anos e a tipo 2, comum em maiores de 45 anos e obesos.
A diabete tipo 1 é aquela onde o paciente é insulino dependente e é uma doença autoimune, pois as células do sistema imunológico agridem as células produtoras de insulina destruindo-as, resultando na diminuição ou cessação da produção de insulina. As pessoas com este tipo dediabetes precisam aplicar injeções diárias de insulina, para controlar a doença, que em geral se inicia na infância ou na adolescência.
Já a diabete tipo 2 o paciente não é insulino dependente e atinge entre 80% e 90% dos diabéticos. Neste tipo de diabetes a produção de insulina pelo pâncreas é normal, mas os tecidos do corpo se tornam resistentes à ação da insulina, impedindo a absorção da glicosepelo organismo, elevando, assim, a taxa de açúcar na corrente sanguínea.
O objetivo do presente trabalho é avaliar e conscientizar a população de quão grande é a necessidade de ficar constantemente ligada aos índices de açúcar no sangue e assim obter uma melhor qualidade de vida com o auxílio da nossa feira de saúde. O indivíduo que têm a taxa de glicose alta, no sangue, decorrente da falta deinsulina e, ou deficiência do organismo em produzi-la, pode ser definido como diabético.
Por isso, durante a feira será realizada a medição dessa taxa, considerando normais aqueles que obtiverem os níveis entre 70 e 100mg/dl, toleráveis para os que o resultado ficar em torno de 110 a 125 mg/dl e acima do normal para aqueles que ultrapassarem 125 mg/dl, em pelo menos dois exames consecutivos eassim diagnosticados com um princípio de diabete. Para a eficácia do resultado é importante que o indivíduo esteja em um jejum de pelo menos 8 horas após a refeição.
A glicose é o mais importante combustível para o corpo humano, pois é reduzida através da digestão dos alimentos, levada para a corrente sanguínea e controlada pela insulina produzida no fígado por uma glândula especializada na suaprodução.
Entretanto, seus índices podem aumentar devido a diversos fatores, entre eles a idade, sedentarismo e predisposição ocasionada por pessoas que herdam essa característica dos seus antepassados.
Outros fatores importantes que também aumentam a glicemia são os hábitos alimentares, o stress e a gravidez, podendo ser normalizada após o uso de insulina sintética e outros medicamentos, tambémcomo a prática de exercícios físicos.
Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho é estudar a glicemia e orientar a população a se prevenir contra inúmeras doenças provocadas pelo alto teor de glicose no plasma sanguíneo.







OBJETIVOS
Os objetivos principais deste trabalho são estudar a glicemia, promover e executar a medição das taxas de glicose da população como método de...
tracking img