Glauber rocha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"O cinema novo ficou com a utopia brasileira. Se ela é feia, irregular, suja, confusa, caótica, é também bonita, desarmônica, iluminante, revolucionária."
- “Revolução do cinema novo” - GlauberRocha
Glauber Rocha, assim batizado por seus pais em uma homenagem ao cientista alemão Johann Rudolf Glauber, que descobriu o sulfato de sódio, nasceu em 14 de março de 1939 em Vitória da Conquista noestado da Bahia, e morreu em 22 de agosto de 1981 no Rio de Janeiro.
Glauber foi um dos integrantes e precursores mais importantes do Cinema Novo, movimento que começou no início dos anos 1960, e queseguia o princípio de "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça", recriando uma nova identidade ao cinema brasileiro. O Cinema Novo foi influenciado pelo Neo-realismo italiano e pela "Nouvelle Vague"francesa. Os filmes eram voltados à realidade social do Brasil da época, abordando temas geralmente ligados ao subdesenvolvimento do país.
Em 1952, participa como crítico de cinema do programa derádio Cinema em Close-Up, e em1956, funda a produtora de cinema Yemanjá.
Em 1957, Glauber gravou "Pátio", utilizando apenas sobras de material do filme "Redenção", de Roberto Pires. E em 1958, trabalhoucomo repórter no Jornal da Bahia. Logo após, assumiu a direção do Suplemento Literário.
Em 1959, Glauber deu início às filmagens de seu segundo curta-metragem, que nunca foi finalizado, "Cruz naPraça", baseado num conto de sua própria autoria. Também publicou artigos sobre cinema no "Jornal do Brasil" e no "Diário de Notícias".
No ano de 1960, Glauber trabalhou na produção de "A Grande Feira",de Roberto Pires e de "Barravento", de Luiz Paulino dos Santos, filme no qual foi roteirista e diretor. O filme ganhou premios na Europa e foi exibido no Festival de Cinema de Nova York. Em 1963,filmou "Deus e o Diabo na Terra do Sol", que concorreu à Palma de Ouro no Festival do Filme em Cannes do ano seguinte, perdendo para uma comédia musical francesa.
Em 1965, Glauber Rocha participou da...
tracking img