giordano bruno

Páginas: 6 (1356 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Giordano Bruno.
Mais conhecido como filósofo do que astrônomo, ele deixou a sua contribuição para a astronomia com afirmações muito além do seu tempo. Nasceu na Itália em Nola, Nápoles, em 1548 e foi condenado à morte na fogueira em 1600, pouco antes da utilização do telescópio para a observação do céu. Bruno foi um frade Dominicano que por proclamar idéias incompreensíveis para a suaépoca teve de abandonar o convento, tomando à partir daí uma vida errante ensinando a astronomia pela Europa com debates inflamados sobre cosmologia. Discutiu com os doutores em Oxford, Praga, Wittenberg e Munique, foi admirado por reis e rainhas, e ferozmente odiado pelos acadêmicos, acabando sempre em ter de ir de um país ao outro.
A sua visão do cosmo se baseava principalmente nas idéiasde Copérnico e a sua cosmologia centrava-se na idéia de um universo infinito e povoado por infinitas estrelas como o Sol, e também por outros planetas que assim como a Terra, alguns abrigariam vida inteligente, e antecipou dessa forma o conceito sobre a existência dos exoplanetas.
Devemos também à ele o conceito de relatividade antecipando em séculos a teoria da relatividade de Einstein,afirmando que num universo infinito, qualquer perspectiva de qualquer objeto é sempre relativa à posição do observador, havendo assim infinitos referenciais possíveis e nenhum privilegiado em relação aos demais.
Outra de suas afirmações mais contundentes foi a de que os milhares de pontos luminosos que constituíam a Via-Láctea eram na verdade estrelas como o nosso Sol, alguns maiores eoutros menores, e isso muito antes de Galileu observar o céu pela primeira vez através de uma luneta.
Para Giordano Bruno uma nova visão do cosmo devia corresponder à uma nova concepção do homem, porém isso era demais para a sua época, e foi assim nas trevas da Idade Média que ao receber a sua sentença de que seria queimado vivo numa fogueira disse aos seus inquisidores: "Tendes mais mêdo vós emproferirem a sentença do que eu em recebê-la".
Preferiu morrer à negar a verdade. Sabia que o seu espírito seria imortal.
De todos os ramos da ciência, a Cosmologia parece ser o ramo que mais
intriga as reflexões humanas. A busca do o que somos e para onde vamos resume a
essência da Cosmologia. Desde Giordano Bruno (Bruno, 1983), ou mesmo antes, as
ponderações sobre um Universo finito ouinfinito, eterno ou efêmero e criado ou não
criado dominaram as discussões científicas. Mas foi somente neste século que o
trabalho de um homem, Edwin Hubble, permitiu que as questões acerca das distâncias
extragalácticas estabelecessem um dos pilares do atual paradigma da origem do
Universo (o Big Bang): a recessão das galáxias, baseada na interpretação do
deslocamento das raias espectrais para overmelho (redshift) como derivado do efeito
Doppler

Para Bruno, o universo é infinito e constituído por uma infinidade de estrelas e planetas, nos quais, assim como na Terra, existiria vida inteligente.
O que é o Universo?
O Universo é toda a existência, todo o espaço e tempo e toda a matéria e energia contida nele. O Universo é desconhecidamente vasto e desde que foi formado, tem estadoem expansão, arrastando as regiões distantes na velocidade da luz. O Universo engloba tudo, do menor átomo até o maior aglomerado de galáxias, e ainda com tudo aparentemente governado pelas mesmas leis básicas.
Tudo no Universo é parte de algo maior. A escala da Terra e da Lua pode ser relativamente fácil para a mente humana compreender, mas a estrela mais próxima é inimaginavelmente remota e amais distante galáxia está a bilhões de vezes mais distante.

É um conjunto de todos os astros com tudo que neles exista.
O sistema solar, com seus planetas e satélites; o sistema do mundo. O Universo é toda a existência, todo o espaço e tempo e toda a matéria e energia contida nele.

O universo é desconhecidamente vasto e desde que foi formado, tem estado em expansão,arrastando as regiões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Giordano Bruno
  • Giordano bruno
  • Giordano Bruno
  • giordano bruno
  • giordano bruno
  • Giordano bruno
  • Giordano Bruno
  • giordano bruno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!