giordano bruno

Páginas: 2 (300 palavras) Publicado: 30 de julho de 2013
A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados umaameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição.
Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desdeprisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.
No filme, mostra de forma bem clara a história do filósofoGiordano Bruno, nascido na cidade de Nola, no ano de 1548. Giordano Bruno defendia, em plena época de Inquisição, que o Cristianismo era inteiramente irracional, contrário àFilosofia e em desacordo com outras religiões. Afirmava que o Cristianismo era aceito através da fé, que não tinha base científica. Por suas idéias revolucionárias e contrárias aosdogmas da Igreja (tanto da Católica quanto da Protestante), foi aprisionado em masmorras escuras e fétidas, entre 1593 e 1600. Forçado por diversas vezes a renegar seus escritos esuas idéias, permaneceu firme e intransigente na defesa dos mesmos.
Bruno foi julgado pela Inquisição e condenado à morte no dia 17 de fevereiro do ano de 1600 foi queimadovivo no Campo dei Fiori, em Roma, tendo seus trabalhos incluídos no famigerado "Santo Index" (lista de livros considerados sacrílegos pela Igreja Católica, e proibidos de seremlidos) em 7 de agosto de 1603. As principais acusações contra ele eram as seguintes:
- Defender o uso da magia.
- Defender que Jesus Cristo não fez milagre algum e sim magia.
-Pregar que todos progrediam, sendo que até os demônios eram salvos.
- Acusar a Igreja de promover a ignorância de seus fiéis, para que estes permanecessem como “asnos”.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Giordano Bruno
  • Giordano bruno
  • Giordano Bruno
  • giordano bruno
  • giordano bruno
  • Giordano bruno
  • Giordano Bruno
  • giordano bruno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!