Ginecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula gravada de Ginecologia – Climatério
Climatério é o período de vida entre a menacme (píncaro da atividade menstrual) e senectude. O Climatério não é menopausa e todo mundo erra isso. A menopausa é a última menstruação é só tem como afirmar que que aquela era a última menstruação, um ano depois. O episódio da última menstruação é a menopausa. O climatério pode também ser chamado deperi-menopausa ou pós-menopausa.
O climatério também pode ocorrer antes da menopausa, o climatério é um período sem uma delimitação física, ele ocorre próximo a menopausa. É um período que ocorre na mulher entre 40-55 anos e próximo disso ocorre a menopausa.
A menopausa precoce é aquela que ocorre antes dos 40 anos. Pode ter mais chance de ter atrofia pq tem mais tempo de menopausa e a menopausa tardiaocorre após 55 anos.
Endocrinologia do climatério
A mulher nasce com um número X de folículos que com o passar da vida, esse folículos vão se desgastando principalmente após a puberdade pq inicia os ciclos menstruais. A cada ciclo vários folículos são gastos pq no inicio do ciclo menstrual há o resgate de vários folículos, mas apenas um vai dar origem ao folículo que vai ovular. O FSH é o hormônioque resgata os folículos, ele inicia o ciclo menstrual.
A mulher nasce com um número X de folículos, aos 40-50 anos esses folículos começam a acabar, ou seja há uma falência ovariana para a produção de folículos. No final do ciclo menstrual, anteriormente a menstruação, ocorre a queda de estrogênio e progesterona, então não tem folículo pq o ovário está falido, então o que acontece ?
Não temfolículo, o estrogênio e progesterona estarão baixos então ocorre feed-back com estímulo para produção de FSH. Então o principal hormônio que está aumentado é o FSH, toda vez que eu quiser saber se a mulher está em pós-menopausa ou não, eu faço a dosagem do FSH.
A endocrinologia é muito simples ( o professor não cansa de repetir isso..) Pq há a diminuição do estrogênio?
O folículo produz oestrogênio, no ciclo normal o FSH seqüestra vários folículos, um torna-se dominante e começa a produzir LH e estrogênio temos a fase proliferativa, com o pico de LH na metade do ciclo, então ocorre a ovulação e a progesterona passa a ser produzida. Se não tem o folículo, se não ovula, ocorre a queda de estrogênio e progesterona. Isso não ocorre de uma vez, começa aos poucos, por isso que há o climatério,pq antes de ter a menopausa (cessação do folículos) tem uma irregularidade, ocorre ciclos anovulátorios, alternados com ciclos ovulatórios.
Então uma mulher de 40, 50 anos pode engravidar?
É possível, mas é mais difícil. Entenderam pq o FSH aumenta e estrogênio e progesterona diminuem ? Então tá bom !! É importante vcs saberem que isso não ocorre de um dia para outro. Tem mês que tem folículo,que estrogênio e progesterona estão normais, e tem mês que não há o folículo. É por isso que tem o climatério e por isso que ele pode ocorrer antes da menopausa.
Outra causa que faz o FSH aumentar é o fato do folículo ser o responsável pela produção da Inibina (hormônio que inibe a produção de FSH). No ciclo menstrual quando tem o seqüestro de vários folículos pelo FSH, quando há o folículodominante, ele começa a produzir a Inibina que inibe o FSH, então na ausência do folículo, a Inibida deixa de ser produzida ocasionando o aumento do FSH(10 a 20 vezes) que é o principal hormônio que vai estar aumentado no climatério !! Também há o aumento de LH(3vezes), mas o mais importante é o aumento do FSH.
Então temos uma paciente 50 e poucos anos com falência ovariana que vai fazeruma histerectomia por algum outro motivo(ex: mioma….) eu devo retirar esses ovários? Não, pq o ovário produz a Testosterona que produz libido. Eu só devo retirar os ovários se houver alguma indicação pela alteração dos ovários. Aí se eu retirar, eu posso fazer a reposição com Testosterona sintético.
Sintomas
Há queda de estrogênio e progesterona. Com a queda de progesterona ocorre a irregularidade...
tracking img