Ginastica acrobatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema do Trabalho: Ginástica Acrobática

Disciplina: Educação Física

Ginástica Acrobática

Índice

Introdução: ______________________________________________pg:4
Ginástica Acrobática: ________________________________________pg.5
História:________________________________________________pg.6/7
Ginástica Acrobática: Surgimento e Evolução:___________________pg.8/9Regras:__________________________________________________pg.10
Objectivos a cumprir este período nas aulas de educação física:____pg.11/13
Conclusão:_______________________________________________pg.14
Biografia:________________________________________________pg.15



Ginástica Acrobática

A ginástica acrobática é um ramo dos desportos gímnicos que se caracteriza pela realização de movimentos de cooperaçãoentre dois ou mais atletas, na realização de elementos de equilíbrio e/ou dinâmicos.
Esta é, em comparação a ginástica artística e rítmica, uma nova modalidade da Federação Internacional de Ginástica(FIG) e tem como principais características a execução de exercícios que exigem força, agilidade e também equilíbrio.
Esta modalidade requer do ginasta bastante coragem, força, coordenação eflexibilidade. em que se realizam séries coreográficas acompanhadas de música, em pares ou em grupo, para assim satisfazermo-nos a nós, e ao público, formando assim uma perfeita sintonia. Há dois elementos principais na acrobacia desportiva. São eles: o equilíbrio e o tempo, e, os acrobatas devem executar esses elementos – juntamente com a coreografia (musical), acrobacias e elementos de ginástica - emuma área de piso elástico. O equilíbrio é exactamente o que a palavra significa. Uma pessoa - conhecida como a base assume uma posição (pode ser qualquer posição ou uma na qual ela é segura pelas outras) e outra pessoa - conhecida como o volante - mantém uma posição de equilíbrio sobre a base. Essa posição de equilíbrio pode ser uma posição de parada, sobre os ombros da base até uma parada de umamão, sobre o braço da base. Esse tipo de movimento exige um alto grau de controlo, estabilidade e força muscular de ambos os executantes. Além disso, o volante deve confiar na sua base.

História:
A ginástica acrobática sempre surgiu nas nossas vidas, principalmente durante a infância, assim como fez parte do nosso desenvolvimento. Teve origem no ano de 1500D.C., refere as bases dos seusfundamentos aos espectáculos da Antiga Grécia. "Akrobatos", palavra que define Acrobata, exprime-se na sua forma mais simples por "Akros", ou seja, aquele que dançava e fazia jogos de equilíbrio nas mãos e nos pés. A palavra Ginástica, também vem do grego “Gymnastiké” e significa a “Arte ou acto de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. Nos mais antigos monumentos Egípcios eRomanos foram gravadas em baixo relevo gravuras da vida da época e, algumas delas retratam exercícios indiscutivelmente acrobáticos A ginástica faz parte da história humana desde os princípios quando o homem começou a organizar-se em civilizações e começou pela primeira vez a estruturar a actividade física ao invés de simplesmente praticá-la naturalmente para a sobrevivência. A definição científicaafirma que a ginástica é a exercitação metódica dos órgãos no seu conjunto, por intermédio de exercícios corporais, de forma determinada e ordenada. A ginástica acrobática é um desporto que une a dança, ginástica de solo e acrobacias, podendo ser competitivo e demonstrativo.
A ginástica é, então, um conceito que envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade ecoordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.
Desenvolveu-se, efectivamente, a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia Antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam os exercícios nus, nos chamados gymnasios,...
tracking img