Gimnospermas e angiospermas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O presente trabalho irá falar de dois grandes grupos de plantas-
Gimnospermas e Angiospermas, tradicionalmente considerados filos (ou divisões).
-Gimnospermas-Coniferophyta, Cycadophyta, Ginkgophyta, Gnetophyta.
- Angiospermas - Magnoliophyta
Recentes estudos com seqüências de genes sugerem que uma série de reajustes é necessária, mas a situação destes grandes grupos ainda éconfusa. Optamos, portanto, por utilizar as divisões mais antigas, por serem mais convenientes e bem conhecidas, até que haja um consenso sobre os nomes e níveis dos grupos superiores de plantas terrestres.
Entre estas plantas, as Angiospermas são as mais numerosas, mais conhecidas economicamente mais importantes. São as plantas que dominam praticamente todos os ecossistemas terrestres e, com rarasexceções, formam a maior parte da biomassa destes sistemas. Também este grupo reúne o maior número de especialistas em taxonomia, ecologia e fisiologia. O outro é bem menor, menos abundante e geralmente economicamente menos importante, embora as Gimnospermas sejam de grande valor como fonte de madeira.

2. Objetivo
O presente trabalho tem por objetivo, complementar o conhecimento, sobregimnospermas e angiospermas, descrevendo seu ciclo de vida, ampliando assim o conhecimento pessoal, com isso formulando a revisão literária.

3 Métodos utilizados
Para realizar a revisão de texto foram utilizadas literaturas de anos variados em edição.A pesquisa se deu por livros existentes na Biblioteca Julio Bordignon da FAEMA, Biblioteca Pública Jorge Amado de Buritis e Biblioteca PúblicaMartin Cererê de Jaru.As imagens utilizadas foram retiradas do site google com permissão dos autores,não sendo estas imagens próprias dos revisores.

4 Gimnospermas
São plantas bem adaptadas ao ambiente terrestre e as regiões temperadas da terra. Vascularizadas,com raiz,caule,folhas e semente; são os primeiros vegetais do reino e apresentam sementes denominadas de fanerógama ou espermáfito.Pornão apresentarem frutos,suas sementes são sem proteção externa,consideradas nuas. (BOSCHILIA, Cleuza. 2009). Podem apresentar plantas de grande porte, como as secóias ou de pequeno porte como a Welwitschia mirabilis sendo esta vascularizada apresentando em sua raiz e em seu imenso caule, uma grande reserva de água. (LOPES, Sônia. B.C. 1993.)
Boschilia, Cleuza (2009) descreve duas fases: monoicas –por exemplo, o pinheiro-europeu com estruturas masculinas e femininas na mesma árvore;
Dioiticas-por exemplo, o pinheiro –do- Paraná, com plantas que produzem estruturas masculinas ou femininas em árvores separadas. Segundo Laurence,J.(2005) espécie dióica tem os elementos reprodutores masculinos e femininas em árvores separadas,chamados estróbilos; sendo que a formação dos estróbilos femininosocorrem o ano inteiro e os masculinos de agosto a janeiro.Quando ocorre estróbilo femininos e masculinos na mesma planta será espécie monóica,este caso ocorre quando a planta é submetida a traumas ou doenças.Afirma então que:
-Monóica: é a condição em que a mesma planta possui estruturas reprodutoras masculinas e femininas.
-Dióica: indica a situação em qual cada planta desenvolvem estruturasreprodutoras ou apenas masculinas ou apenas femininas.





4.1 Classificação Atual das Gimnospermas
As plantas coletivamente chamadas gimnospermas pertencem a quatro filos distintos quando se consideram as representantes da flora atual:
* Filo Coniferophyta: são as coníferas, que reúnem o maior número de espécies de gimnosperma. Estão representas porpinheiros, ciprestes e
Sequóias.

* Filo Gnetophya: compreende apenas três gêneros, dentre eles um dos exemplos mais curiosos de plantas vasculares: o Welwitschia, nativo do deserto da Namíbia (África). Nessa planta, a raiz e o imenso caule são ricos em reserva de água e permanecem completamente enterrados no solo arenoso.

* Filo Ginkgophyta: com apenas uma única espécie vivente, a...
tracking img