giiga

1247 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta uma atividade prática da disciplina Psicologia da Educação II, acerca da teoria psicogenética de Jean Piaget. Este autor estuda a teoria do construtivismo conhecimento fundamental para a educação, pois auxilia o professor a compreender melhor cada fase de seus alunos, dando-lhes um norte de como trabalhar com cada crianças em suas fazes de desenvolvimento.
Dessa forma, realizamos um dos projetos apresentados por Davis e Oliveira (2010). A escolha do Projeto 11 (A construção de regras de conduta), se justifica pela(s) seguinte(s) razões: O projeto possibilita diferenciar os conceitos e pensamentos que se passam na cabeça de crianças de idades diferentes, sendo uma que ainda se encontra na fase pré-operatório, e a outra nas operações concretas.
A atividade foi realizada, no dia 05 de abril de 2014, localizada em sua casa, no bairro Eldorado em Contagem, com uma criança do sexo feminino 4 anos que se chama Sarah e outra criança de 10 anos chamada Geovanna, primas de primeiro grau, com a autorização dos pais/responsáveis.
Nesta oportunidade pudemos observar que as crianças, Sarah de cinco anos e Geovanna de 10 tiveram comportamento diferente durante a execução do projeto. A mais velha se encontrava mais centrada durantes as perguntas, tendo objetividade para responde nos surpreendendo com as respostas seguras que havia nos dado. Já a mais nova, em todo momento se distraia com barulhos vindo de fora da casa, querendo a todo momento ir embora, porém, com muita insistência e ate utilizando de brincadeiras conseguimos obter as respostas desejadas.

DESENVOLVIMENTO
Ao realizarmos o projeto “ A construção de regras de conduta” observamos diferentes tipos de pensamentos entre ambas as crianças, isso devidos a diferença de idades entre as duas.
Inicialmente trabalhamos com a mais nova, Sarah de 4 anos. Tivemos algumas dificuldades em chamar a atenção da criança para o nosso trabalho. A criança em alguns momentos se

Relacionados

  • BURKE Peter
    2314 palavras | 10 páginas
  • doc. de riscos
    7456 palavras | 30 páginas