ghnhg

1140 palavras 5 páginas
A experiência de Hawthorne fez com que fosse traçada uma linha de pensamento sobre os princípios básicos da Escola das Relações Humanas, que logo se formaria. Com essa experiência demarcou as principais características de uma nova teoria, foram elas:
O nível de produção é conseqüência da integração social dentro da organização;
O comportamento social dos empregados dentro de seus próprios grupos;
As recompensas e sanções que recebem pelo comportamento dentro dos tais grupos;
A importância da natureza e conteúdo do cargo desenvolvido pelo operário;
Ênfase nos valores emocionais. Desenvolvimento
Em 1927, o conselho nacional de pesquisas iniciou uma experiência na fabrica de Hawthorne da Western Eletric Company , situada em Chicago, para avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários medida por meio da produção .a experiência foi coordenada por Mayo e estendeu-se a fadiga aos acidentes no trabalho, á rotatividade do pessoal e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal . Os pesquisadores verificaram que os resultados da experiência eram variáveis de natureza psicológica.tentaram neutralizar ou eliminar o fator psicológico para eles este fator era estranho e prolongaram esta experiência ate 1932.
1. Fase da experiência de Hawthorne
Na primeira fase da experiência foram escolhidos dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas, um grupo trabalhava sobre intensidade de luz variável enquanto o outro tinha controle de luz constante. Pretendiam conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários , os observadores não encontraram correlação direta entre ambas variáveis,mas verificaram desapontados , a existência de uma variável difícil de ser isolada denominada fator psicológico:os operários julgavam na obrigação de produzir mais quando a intensidade de iluminação aumentava o contrario quando diminuía .comprovou-se ,a preponderância do fator psicológico sobre o fator

Relacionados