ghgfh

1159 palavras 5 páginas
Ética, Política e Sociedadeconceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro são extraídos da teoria Microeconômica. Questões relativas à composição de fatores produtivos, níveis “ótimos” de vendas e estratégias e determinação de preço do produto são todas afetadas por teorias do nível Microeconômico.
Inflação
O infame fantasma da inflação é um velho conhecido da sociedade brasileira visto que em décadas passadas, antes da estabilização monetária permitida pelo Plano Real, o valor da moeda brasileira já atingiu níveis alarmantes. Nesse sentido, ainda encontra-se na memória a realidade de viver em um país com altas taxas de inflação, onde as pessoas assistem à perda do poder aquisitivo de suas economias e o governo tenta agir para que a moeda volte a ganhar valor.
Atualmente, nos encontramos distantes de realidades brasileiras passadas. Ainda assim, é impossível não inteirar-se do crescente burburinho que surge entre estudiosos, políticos e economistas frente ao aumento dos índices oficiais de inflação divulgados pelo governo. Pior do que os próprios índices divulgados são algumas pulverizadas sugestões de que o governo brasileiro poderia estar “maquiando” as contas da inflação para apresentar um resultado menor do que o que realmente existe.
Podemos verificar a influência da inflação sobre a economia através da mídia :
¨O Brasil tem uma das menores taxas de investimento no mundo: 19,4% do PIB. É pouco para acompanhar um mercado interno aquecido pelo aumento contínuo de renda e emprego. O resultado é o descompasso entre oferta e demanda, uma pressão constante sobre os preços. A isso, somam-se fatores externos, como a alta das matérias-primas e a súbita enxurrada de dólares nos mercados globais, resultado da política de estímulo econômico atualmente praticada pelos Estados Unidos. Tudo somado, a inflação acelerou nos últimos meses de 2010 e deve fechar o ano pelo menos um ponto acima do centro da meta do governo. É o

Relacionados

  • ghgfh
    333 palavras | 2 páginas
  • ghgfh
    507 palavras | 3 páginas