Ghfgfgfgh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A argumentação jurídica se faz muito importante no trabalho de um advogado, pois este não deve somente contar com a sorte de possuir clientes com direitos incontestáveis(o que é muito dificil).Devepossuir um conjunto de raciocínio articulado com a consistência das provas, dos preceitos legais, a pertinencia, ao limite de seu pedido; por isso é importante a presença da argumentação em todo o seutrabalho.
Essa argumentação pode-se dar de maneira oral ou escrita, com a aquienscência de ser parcial, ainda mais ao do advogado na lide processual. Ele formula raciocínios e procura convencertodos a respeito de uma tese, ou então aproximá-los de seu ponto de vista. Sua parcialidade contituia a alavanca do processo, pois é o advogado que fala pela parte, e a demanda é fazer o magistrado aaderir a sua razão, rejeitando as alegações da parte contrária. Percebe-se então que a principal base do texto argumentativo é a parcialidade explícita e utiliza de variados métodos de argumentos,dentre outros, como o da prova técnica e ou do argumento por analogia.
O argumento de prova técnica utiliza estudos feitos por profissionais de determinada área do conhecimento envolvida no processo,como os laudos técnicos que vêm integrar os autos. Tal argumento é incontestável ao raciocínio do advogado ao fugir da sua área de conhecimento.Mas o problema é parcialmente resolvido ao advogado podercontar com o auxílio por técnicos contratados por cada uma das partes para fiscalizar e traduzir as observações mostradas pelo perito.
O argumento por simili ou por analogia assume relevâncioa noDireito, pois é bastante persuasivo.Sempre o juiz será de alguma forma influenciado a decidir de modo parecido como alguns de seus parceiros ja decidiram, não pro falha de independência, mas para manterum cero equilíbrio no judiciário como um todo.Mas não basta simplesmente a jurisprudencia para que sirva o advogado de um argumento por analogia, mas ter a maior segurança possivel de que os casos...
tracking img