gfyh

650 palavras 3 páginas
.: Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos :.

A Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos (Dinam), formalizada em 2008, tem como missão prover confiabilidade nas medições dinâmicas de fluidos, isto é, vazão instantânea, velocidade e quantidade expressa em volume ou e massa de fluidos. Os tipos de fluidos atendidos variam desde petróleo, gás natural e biocombustíveis até o ar, a água, os fluidos criogênicos e os compostos multifásicos, todos sob regimes de escoamento de grande interesse social, industrial e científico.

A área de atuação da Dinam é muito ampla, cobrindo desde vazões em escalas industriais de grande porte, passando por escoamentos hídricos e atmosféricos, até micro-vazões aplicáveis em sistemas farmacêuticos e micro-eletro-mecânicos. A Divisão tem por missão assegurar que tais medições – cobrindo faixas extremas de escalas e de complexidade física – atendam aos requisitos de sistemas da qualidade e das metrologias científica, industrial e legal.

A Dinam possui acordos de cooperação técnica com os diversos laboratórios acreditados na área de vazão. Através desses acordos, a Dinam pode realizar calibrações de medidores de vazão e totalizadores de volume nesses laboratórios acreditados. Também fazem parte das atribuições da Divisão o apoio ao desenvolvimento de projetos em instituições de pesquisa e no setor privado, a disseminação do conhecimento através de cursos, congressos, publicações e prestação de serviços, contribuindo desse modo para o aumento da competitividade nacional nesse segmento estratégico do cenário econômico internacional.

Ao prover subsídios às agências reguladoras e prover rastreabilidade de medições de vazão para a indústria nacional e laboratórios acreditados, o Inmetro visa aumentar a confiabilidade metrológica que é vital para o pleno desenvolvimento de setores estratégicos para o país, tais como os de petróleo e gás natural e os setores ligados aos recursos hídricos e eólicos. A metrologia envolvida nessas

Relacionados