gfshfsb

548 palavras 3 páginas
Curso de Educação Física
Bioquímica Aplicada à Educação Física
Quarta aula (25 fev 2014)
Energia para as reações celulares Na natureza existem diferentes formas de energia: elétrica, luminosa, térmica, atômica, mecânica e química. Há possibilidade de conversões de uma forma de energia em outra. A energia mecânica de um rio ou do vento, por exemplo, pode ser convertida em energia elétrica. A energia elétrica pode ser convertida em energia luminosa ou térmica. Em nosso corpo temos a energia elétrica, térmica, mecânica e química. A conversão é sempre de química para elétrica, térmica ou mecânica. Portanto, a energia fundamental para a célula é a química.
A fonte primária de energia química para as células é a molécula de adenosina trifosfato (ATP). A energia química do ATP serve basicamente para a célula realizar: (1) reações químicas, (2) transporte de íons para dentro e para fora e (3) contração (nas células musculares).
Representação simplificada da molécula de ATP: Adenosina – P ~ P ~ P
As duas últimas ligações entre os fosfatos (P) possuem energia e, quando essas ligações são cindidas (quebradas), a energia é liberada para as funções acima mencionadas. O mais comum é que apenas a última ligação seja quebrada. As moléculas de ATP disponíveis nas células são utilizadas o tempo todo, o que pode dar a idéia que o estoque de ATP seja bastante grande. Porém, o estoque é pequeno (25 mmol/Kg tecido) e suficiente para apenas 3-5 segundos de atividade celular. Felizmente, a maior parte do tempo, as células têm a capacidade de repor imediatamente e proporcionalmente o ATP que é quebrado. Mesmo porque, o ATP celular nunca pode se esgotar.
A energia para reposição do ATP tem origem em cinco substrato (ou combustíveis) energéticos: fosfocreatina (PC), glicose, ácidos graxos (AG), aminoácidos (AA) e corpos cetônicos (CC). Parte destes combustíveis tem origem nos alimentos e parte o próprio corpo pode produzir (corpos cetônicos, por exemplo). Para “extrair” a energia

Relacionados

  • asassas
    963 palavras | 4 páginas