Gestão orçamentl mod.6

773 palavras 4 páginas
GPPD - Gestão Orçamental – Módulo 6
A gestão orçamental pode ser definida “como o tipo de gestão das organizações que se caracteriza pelo planeamento sistemático das actividades de uma qualquer organização/clube/associação…, em que o planeamento se traduz por orçamentos”.
Estes são planos de acção que fixam as quantidades, os valores, os prazos, os m eios a utilizar e os proveitos ou operações a realizar, comparando-se periodicamente aqueles objectivos com as realizações.
O orçamento assume assim, um papel fundamental de planeamento visto que coordena os objectivos e os valores a atingir pelas actividades da empresa, estimando os seus gastos e créditos.
O modelo orçamental é útil e vantajoso, na medida em que permite planear, coordenar e controlar as actividades anuais da empresa.
Por fim, permite avaliar a performance da organização e individual dos gestores.
Cada vez mais as empresas necessitam de conhecer para onde se encaminham as suas actividades.
O processo orçamental, obriga os gestores a analisarem as condições em que actualmente exercem as suas funções e quais as expectativas para o futuro próximo, apresentando-se como um importante instrumento de gestão.
Falar em orçamento é sobretudo falar em previsões a curto prazo, ou seja, em estimativas organizadas por mês ou por trimestre, durante um exercício económico.
O orçamento traduz financeiramente as expectativas da actividade de um determinado exercício económico.
Por esse motivo, evita que a empresa esteja “às escuras” sobre os resultados que espera obter no futuro próximo, permitindo-lhe antecipar (com maior ou menor aproximação) esses resultados esperados.
Pode dizer-se que a actividade de gerir está intimamente ligada ao conceito empresa, entidade que se pode caracterizar como “Uma unidade económica que, através de uma organização, combina distintos factores humanos, matérias e financeiros, em determinadas quantidades, para a produção de bens ou serviços com o intuito de

Relacionados