Gestão do conhecimento em empresas de pequeno e médio porte estudo de caso: buffet j.souza

2723 palavras 11 páginas
Gestão do conhecimento em empresas de pequeno e médio porte

Estudo de caso: Buffet J.Souza

Ângela Vitória Montoro de Souza (UNIP) angela@buffetjsouza.com.br

Ester Emanuelle de Oliveira Chagas (UNIP) ester.emanuelle@hotmail.com

Lucila Silveira Cruz (UNIP) lucila89ata@hotmail.com

Wilian Roberto Maziero (UNIP) wilianrobertomaziero@hotmail.com

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a aplicação da gestão do conhecimento em uma empresa de pequeno porte. A pesquisa foi realizada através de estudo de caso e a base teórica foi alicerçada em revisão de literatura. Percebeu-se que não há uma cultura de aprendizagem na organização estudada, e alguns conceitos relacionados à gestão do conhecimento não são totalmente claros. Os meios mais utilizados para disseminação de informações são reuniões e conversas informais. O gestor da organização demonstrou ter consciência da importância de se gerenciar o conhecimento e tem interesse em implantar um modelo que esteja alinhado com o foco da empresa e que lhe traga benefícios.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento, pequenas empresas.

Introdução

Nos últimos anos, observamos a transição da Sociedade Industrial para a Sociedade do Conhecimento. Esse contexto é caracterizado por profundas e rápidas transformações, trazendo novos conceitos de gestão para as organizações. Essas mudanças têm exigido foco no conhecimento, que é fonte efetiva de vantagem competitiva para a organização. Esse processo chama a atenção para a Isso acrescenta importância daàs pessoas, pois são as detentoras do conhecimento.

O grande volume de informações disponível dentro das organizações, por vezes dificulta a seleção do que é bom e que irá, de fato, contribuir para a melhoria de seu desempenho. Assim, a Gestão do Conhecimento pode contribuir na captura, registro e compartilhamento desse conhecimento disperso pela organização.

Com base nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar como a Gestão do conhecimento é aplicada em uma

Relacionados