Gestão conflitosb

1075 palavras 5 páginas
[pic]

Curso de Profissionalização em Serviço

Gestão de Conflitos na Escola e-Fólio B
Projecto “TODOS A COMUNICAR"

Professora: Raquel Crato

1. Enquadramento
Devido à condição laboral na qual me encontro, de Professor Contratado, as possibilidades de aplicação prática de um projecto deste tipo, serão condicionadas pela realidade de cada escola. Para tal foi necessário optar-se por uma abordagem abrangente da dinâmica escolar atendendo a algumas das questões identificadas como constrangimentos no sucesso escolar dos alunos, bem como no funcionamento das diferentes escolas.
O surgimento de conflitos em contexto escolar é originado, em certa medida, por falhas de comunicação entre os intervenientes no processo educativo (professores, alunos, encarregados de educação, etc.). O desenvolvimento de estratégias de melhoria de comunicação será uma forma de prevenir os conflitos, pelo que se optou por uma abordagem de promoção da referida comunicação. Esta tem em vista o desenvolvimento de capacidades essenciais para a resolução de conflitos, como o desenvolvimento de competências de comunicação, bem como a construção de um clima favorável à resolução de conflitos, em que o estabelecimento de regras claras e consensuais e a existência de estruturas de participação, são factores essenciais.
O projecto abrange, em primeiro lugar, a promoção do trabalho colaborativo entre os professores e uma melhoria da comunicação entre os mesmos. Integra-se numa perspectiva de mudança estrutural, abrangendo a intervenção ao nível pedagógico e da cultura organizacional. Visa, também, o desenvolvimento de competências transversais dos alunos como o desenvolvimento de hábitos de leitura e de produção escrita, bem como, o envolvimento dos pais e/ou encarregados de educação, em diferentes fases do projecto, e o desenvolvimento de relações com as entidades representativas dos mesmos, e, eventualmente, com a comunidade local, como por exemplo, com a Junta

Relacionados

  • teste
    746 palavras | 3 páginas