GESTÃO AMBIENTAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DA RECICLAGEM DE BATERIAS AUTOMOTIVAS, CONTROLE DAS RECICLADORAS DE CHUMBO E DE SUAS ÁREAS POTENCIALMENTE CONTAMINADAS

4032 palavras 17 páginas
GESTÃO AMBIENTAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DA RECICLAGEM DE BATERIAS
AUTOMOTIVAS, CONTROLE DAS RECICLADORAS DE CHUMBO E DE SUAS
ÁREAS POTENCIALMENTE CONTAMINADAS
José Mário Ferreira de Andrade Engenheiro civil e sanitarista

L-INTRODUÇÃO
"O cadáver está para o crime assim como o resíduo está para a poluição:algum dia ambos ressurgem. " Dr "Zé da Luz" in:- "Verdade se não fosse Mentira" (obra no prelo)
Depois que foi encontrado no Brasil o cadáver do Dr. Joseph Mengele e que a BBC de Londres afirmou que o Anhanguera - maior reptil voador de todos os tempos habitou nosso continente no período jurássico, - mais nada é impossível de ser desenterrado. Talvez seja esta a melhor frase para expressar o panorama que se começa a desvendar com os resíduos sólidos industriais perigosos, tecnicamente alcunhados de Classe 1.

Shell, Paulínia, Recanto dos Pássaros, Mantovani, Drins, Condomínio Barão de Mauá, marcaram a memória sensitiva dos agentes ambientais públicos durante o transcorrer do ano de 2001. Sem nenhuma pretensão de profecia, ... Plumbum, Santo Amaro da Purificação, Adrianópolis, Tonolli,
FAÉ, Ajax, etc, poderão se constituir em nomes freqüentes na Mídia durante o transcorrer de
2002.

Nesta altura espero que o leitor tenha percebido que se insinua poder haver nexo causal entre chumbo e contaminações / danos ambientais.

Dentre os metais pesados , o chumbo é um dos mais utilizados industrialmente. Seu uso diversificado é atribuído, basicamente, à sua maleabilidade e à sua resistência à corrosão.

Nenhum outro metal tem sido estudado tão intensamente do ponto de vista toxicológico como epidemiológico, existindo vasta literatura que demonstra de modo claro o amplo espectro de efeitos nocivos para a fauna, a flora e a espécie humana.

A maior exposição ocorre principalmente entre os trabalhadores das fundições . Os vários processos envolvidos na fusão e refinação do chumbo resultam na produção de fumos do metal e deposição de pó de óxido de

Relacionados