Gestao hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO



A história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.000 a.C., na Suméria, quando os antigos sumerianosprocuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou o sistema econômico planejado que não podia ter-seoperacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada.
Em seguida, na China de 500 a.C., a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituiçãode Chow, com seus oito regulamentos e Regras de Administração Pública de Cafúcio exemplifica a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.
Com o desenvolvimento lento eque teve inicio apenas em meados do século XX, a história da Administração foi influenciada por muitas correntes:

1. Influência da revolução industrial
Criou o contexto perfeito para a aplicação dasprimeiras Teorias da Administração (surgidas pela interferência primeira da Igreja e das Organizações Militares), sendo este respaldado nos avanços tecnológicos, nos processos de produção alcançadosaté então, da construção e utilização das máquinas, e da crescente legislação para a defesa do trabalhador.
A Revolução Industrial foi decorrente da necessidade dos empresários, de Atender a demandaem expressão, isto deve-se somente ao conceito de organização da empresa moderna, graças ao avanço tecnológico e a descoberta de novas formas de energia substituindo o modo artesanal por um industrialde produção.

2. Influência dos Filósofos
Desde os tempos da antiguidade, teve suas primeiras “definições” a partir dos pensamentos dos filósofos como:

A. Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.)
Em suadiscussão com Nicomaquis, expõe o seu ponto de vista sobre a administração:
“Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, um bom...
tracking img