Gestao hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte superior do formulário
O Hospital Flor de Liz ( HFL), é uma instituição particular. Um hospital geral especializado, considerado um centro de excelência em saúde, de alta complexidade. Atendendo a determinação de uma das ações do plano diretor, o HFL elaborou seu Planejamento Estratégico, a partir da constituição de um Grupo de Trabalho representado pela Colaboradora Vivia CerqueiraMarques, e membros indicados pelo mesmo, representantes das áreas, sendo facilitados pelos Professores Célia Lima Paradela e Luiz Draque. Pretendemos com esse Planejamento implementar um modelo de gestão que possibilite: propiciar um atendimento integral e humanizado; adequar a capacidade de atendimento à demanda de todo o perfil de paciente; desenvolver mecanismos que propiciem a participação dasociedade no controle dos serviços; buscar a otimização dos recursos para garantir a qualidade de serviços prestados e integrar as ações de forma participativa entre o HFL e os seus Clientes.  

O Hospital Flor de Liz vive um momento de reafirmação de sua opção pela excelência em atendimento. Isso inclui uma série de desafios, como a reacreditação hospitalar, a execução de obras de infraestrutura e,por fim, a adoção de um novo e completo sistema integrado de gestão. Nesse contexto, fica ainda mais visível o grande valor pessoal e profissional de cada médico, enfermeiro e colaborador e, mais do que nunca, o espírito de equipe e o comprometimento que fará do HFL, um hospital de destaque nas Regiões Sudeste e Nordeste.

O planejamento estratégico virá acompanhado de uma série de iniciativasvoltadas para a melhoria do uso e da qualidade da informação como instrumento de gestão. Tais esforços gerarão resultados positivos significativos, conforme serão apontado ao longo do presente Relatório de Gestão. Estas iniciativas permitirão que, no curto prazo (cinco meses), venham a serem adotadas metas físicas e financeiras que poderão ser acompanhadas detalhadamente através de indicadorespreviamente estabelecidos para o conjunto das ações.
Com o apoio da equipe de planejamento, foram desenvolvidas diversas ações voltadas para o uso mais intensivo, tanto quantitativo quanto qualitativo, da informação, dentre as quais são destacadas:

• A revisão dos módulos de matrícula, internação e alta, faturamento, estatística e recursos humanos;
• Revisão setorial, Rio deJaneiro e São Paulo;
• Revisão dos Serviços de colaboradores
• O desenvolvimento e divulgação de nova página na Internet (home - page) e de página interna (intranet);
• Atuação do Marketing,
• O desenvolvimento do módulo de gestão de materiais.

MISSÃO

“Ser um hospital de referência e excelência, prestando assistência complexa e hierarquizada, formando e qualificando recursoshumanos, produzindo conhecimento, atuando no sistema de saúde e valorizando os princípios da humanização com racionalização de recursos e otimização de resultados”.

 AMBIENTE EXTERNO

OPORTUNIDADES

1. Satisfação dos usuários.

2. Reconhecimento abrangente (regional, nacional) pela comunidade da qualidade dos serviços prestados no âmbito assistencial.

3. Inserção no Programa deHumanização.

4. Aderência ao processo de Acreditação Hospitalar.

5. Assessoria a outros hospitais, através do Programa de Centros de Colaboradores.

 AMEAÇAS

1. Ausência de financiamento adequado.

2. Recursos financeiros insuficientes para investimentos (manutenção da qualidade, manutenção predial e atualização tecnológica).

3. Discrepância entre a demanda e ofinanciamento dos planos de Assistência a Saúde próprios e não próprios (tetos e valores da tabela AMB, TUSS, SUS e outros).

4. Critérios inadequados de distribuição da verba extra-orçamentária.

5. Processos burocráticos morosos (RH, Orçamento, Materiais).

 AMBIENTE INTERNO

PONTOS FORTES

1. Multidisciplinaridade e amplitude de serviços assistenciais oferecidos à população....
tracking img