Gestao escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A educação básica no Brasil, desde a Constituição de 1988 e, com mais ênfase, nos últimos oito anos, vem sofrendo grandes mudanças. Analisá-la implica considerar determinadas preliminares como o pacto federativo, a desigualdade social, as ligações internacionais e a própria noção de educação básica a fim de contextualizar as políticas de avaliação, focalização, descentralização, desregulamentaçãoe financiamento. Tais alterações evidenciam uma forte focalização no ensino fundamental na idade legal apropriada, o mesmo não acontecendo com as outras etapas tão importantes quanto o ensino fundamental.
A educação básica torna-se, dentro do art. 4º da LDB, um direito do cidadão à educação e um dever do Estado em atendê-lo mediante oferta qualificada. E tal o é por serindispensável, como direito social, a participação ativa e crítica do sujeito, dos grupos que ele pertença, na definição de uma sociedade justa e democrática.
A educação nasce quando se transmite e se assegura as outras pessoas o conhecimento de crenças, técnicas e hábitos que um grupo social já desenvolveu, a partir de suas experiências de sobrevivência. Neste sentido, pode-se afirmar que onascimento da educação surge quando o ser humano sente a necessidade de converter as suas práticas cotidianas ao seu semelhante.
A educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outraspessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Um dos maiores absurdos da educação brasileira é a superlotação das salas de aula. Podemos disser que em uma sala que comportaria em media 20 alunos são colocados em torno de 30 à 35 alunos. Fica uma sala de aula quente, apertado, uma falação interminável. O interessante é que as estatísticas dizem que a superlotação não ocorre. Isto aconteceporque os números fazem uma média entre a quantidade de alunos que iniciam e aqueles que terminam o E.M. e assim, mascaram o problema, pois a média fica em 35-40. Vários alunos ou desistem de estudar ou vão estudar a noite por conta desse massacre físico e psicológico existente nas escolas atualmente.

Outro problema serio e a falta de preparo dos professores. Resultados de um censorealizado em 2008, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mostram que 27% dos professores não têm curso de licenciatura, formação adequada para esses níveis de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nós temos um problema grande de professores leigos, sem nenhuma formação, nos estados mais pobres, principalmente. Mesmo nas séries iniciaistemos um problema na formação dos professores, uma questão de estrutura universitária. Outro problema serio e a tecnologia nas escolas falta de preparo para lidar. As escolas possuem computadores, mas falta treinamento para melhorar o uso das máquinas. Entre as instituições de ensino, 98% tem computador e 83% acesso a internet com conexão banda larga. Mas em poucas escolas os equipamentos sãoutilizados de forma eficiente na melhoria da aprendizagem.
A formação inicial não prepara os professores para isso. Você precisaria combinar a disponibilidade dos recursos com a melhor formação para que a tecnologia fique a serviço da aprendizagem dos conteúdos escolares preparando para utilizar o computador como ferramenta pedagógica durante a sua formação. É importante que osprofessores dominem não só o uso de ferramentas, mas saibam como utilizá-las na transmissão de conteúdos de forma a motivar o aprendizado. Os jovens estão muito avançados no uso da internet, eles se comunicam em redes sociais, usam blogs, a escola precisa acompanhar isso. Mas precisa acompanhar fazendo o que é papel da escola, ou seja, na aprendizagem dos conteúdos.

Mas o pproblema mais dificil e...
tracking img