Gestao de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RH Presence
07/06/2010
Gestão do Absenteísmo
Filed under: Sem categoria — rhpresence @ 20:01
O que é o Absenteísmo?
O termo absenteísmo ou absentismo é usado para designar a ausência ao trabalho por qualquer razão: doenças, acidentes de trabalho, direitos legais (doação e sangue, licença maternidade, etc.), fatores sociais (doença de parentes, por exemplo), fatores culturais extra ouintra-empresariais (emendar feriados, copa do mundo, feriados religiosos não oficiais, legalização de uma falta gerada por outra motivação não relacionada à saúde, etc.).
Por outro lado, o absenteísmo pode estar demonstrando uma rejeição ao trabalho, insatisfação com o salário, com as políticas da empresa, com as condições de trabalho e ainda pode estar diretamente ligado a problemas de ordem social,financeira ou emocional.
O principal passo a ser dado é descobrir o porquê dos funcionários estarem com um índice elevado de faltas ou atrasos. Nesse momento, vale investigar tudo. Às vezes, o colaborador mudou o trajeto até a empresa e agora precisa de mais uns cinco minutos para chegar ao local ou está passando por um problema de saúde, por isso os muitos atestados.
Enfim, nessa hora deve-seanalisar todos os pontos para entender os motivos de tantos atrasos e faltas. As causas mais comuns para os colaboradores se ausentarem do trabalho são problemas de saúde, busca de um novo emprego, desmotivação e, principalmente, insatisfação.
Descobertos os reais motivos das faltas e atrasos, vale uma conversa com o colaborador para que, juntos, possam resolver a questão. É necessária umaflexibilidade por parte da empresa também, pois, às vezes, o problema começa dentro do ambiente de trabalho. O líder pode evitar o absenteísmo motivando a equipe, trabalhando questões comportamentais e, principalmente, melhorando processos internos.
Consequencias do Absenteísmo
O absenteísmo ocasiona não só custos diretos, mas também indiretos representados pela diminuição da produtividade, aumento docusto da produção, desorganização das atividades, redução da qualidade do produto/serviço, diminuição da eficiência no trabalho, problemas administrativos, limitação de desempenho e até mesmo obstáculos para os gestores.
Mesmo que o profissional chegue atrasado e consiga fazer suas atividades, a companhia pode sair no prejuízo. Afinal, ela paga uma carga de trabalho que não vem sendo cumprida. Épor isso que deve existir confiança e clareza com todos da equipe.
Por isso, é necessário que o líder e a equipe tenham uma relação de transparência, que, caso não exista, só tende a aumentar o absenteísmo.
O artigo 473 da CLT determina que o trabalhador pode faltar ao serviço sem desconto de salário em casos de:
- falecimento do cônjuge, pai, mãe, filhos, irmão ou pessoa que viva sob suadependência econômica (quando declarada na CTPS) – até dois dias consecutivos;
- casamento – até três dias consecutivos;
- licença-paternidade – até cinco dias consecutivos;
- doação voluntária de sangue, devidamente comprovada – 1 dia por ano.
Como evitar o Absenteísmo
As organizações bem-sucedidas estão incentivando a presença e desestimulando as ausências ao trabalho através de praticasgerenciais e culturais que privilegiam a participação, ao mesmo tempo em que desenvolvem atitudes, valores e objetivos dos funcionários favoráveis a participação. Gerando assim maior satisfação da parte dos funcionários.
Existem alternativas que podem ser aplicadas por qualquer organização, independentemente do segmento ou tamanho. Dentre essas se destacam: integração, transparência e mapeamentossistemáticos; estimular a educação em todos os níveis.
Para dar conta das suas responsabilidades, as pessoas enfrentam um ritmo cada vez mais acelerado, e isso já não é apenas percebido nas regiões metropolitanas. Essa realidade que leva muitos indivíduos ao estresse não é restrita apenas à vida pessoas e há um bom tempo faz parte da rotina das empresas. Por isso, os programas voltados para a...
tracking img