Gestao de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Feigenbaum (Armand V. Feigenbaum)
Feigenbaum é conhecido pela introdução do termo “Total Quality Control”, no seu livro publicado com o mesmo nome em 1961,onde a qualidade deixa de ser responsabilidade de um departamento e passa a ser responsabilidade de todas as áreas. O autor afirma “qualidade é trabalho detodos”. Para Feigenbaum “qualidade quer dizer o melhor para certas condições do cliente. Estas condições são: o verdadeiro uso e o preço de venda do produto”. Esteautor dá um passo à frente na definição de valor para o cliente. Neste contexto a qualidade é determinada pelo consumidor e não por outras áreas da empresa,como produção e principalmente marketing.
No conceito do TQC de Feigenbaum, o controle é exercido em todas as fases do produto iniciando pelo projeto doproduto e finalizando quando o produto seja entregue ao cliente. Isto requer a participação de todas as áreas da empresa. Nasce assim à necessidade de uma estruturasistêmica, definida por Feigenbaun como “uma estrutura operacional que integra toda a organização e fábrica, documentada em procedimentos tecnicamente egerencialmente efetivos, para direcionar de forma coordenada às ações da força de trabalho, máquina e informações de toda a companhia da forma mais eficiente eprática, de maneira a garantir a satisfação do consumidor a baixos custos”.
Identifica-se como elemento chave para o andamento e funcionamento do programa dequalidade na abordagem de Feigenbaum, o papel desempenhado pela alta administração, o enfoque sistêmico da qualidade e as ferramentas de controle da qualidade.
tracking img