Politicas educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais as determinantes subjacentes à implantação de políticas educacionais comuns nos países capitalistas?

Descentralizações, desregulamentações, autonomia crescente dos estabelecimentosescolares, reduções dos programas, ‘abordagem pelas competências’, diminuição do número de horas-aula para os alunos, parcerias com o mundo do trabalho, introdução maciça das tecnologias da informação e dacomunicação (TIC), incentivo ao ensino privado e pago.

- Quais as conseqüências sentidas na educação, fruto da implantação dessas políticas?

1 - conteúdos mínimos e socialmente necessários,verificados através, de exames nacionais;
2 - redução dos benefícios dos trabalhadores da educação;
3- centralização curricular e pedagógica (exemplo: a avaliação nacional);
4 - descentralização dasresponsabilidades e municipalização do ensino fundamental;
5 - padrões de gestão mercantis da escola.

- Quais os reflexos da adoção dos referencias da Qualidade Total na educação?
As reformaspropostas colocam a ênfase na gestão democrática e na autonomia da escola como estratégia para a descentralização e modernização do sistema e visam uma redução da ação estatal e a adoção de práticas degestão, características do setor privado, idealizadoras da adoção dos parâmetros da Qualidade Total. Nesse sentido, foi implantado um conjunto de iniciativas visando: diminuir a repetência e evasão, avaliaro funcionamento do sistema, adequar os conteúdos aos alunos, investir na formação dos professores, para além de melhoria salarial e das condições de trabalho, apetrechar a escola com recursosbásicos, especialmente os tecnológicos.

TEMA 2
Auto-avaliação

- Analise, em uma perspectiva histórica, as causas pelas quais o Brasil não priorizou até ao princípio do século XX a universalização doacesso à educação.

A prioridade atribuída ao ensino superior em relação à educação básica, expressa no Ato Adicional de 1834, que remete às províncias o encargo do ensino fundamental e médio e...
tracking img