Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
WEB AULA 1
A PRESENÇA DO ESTADO NA ECONOMIA BRASILEIRA
A economia brasileira passou por diversos ciclos econômicos, todos eles baseados na economia primária, ou seja, na produção agrícola, pecuária ou mineral. Tivemos ciclos econômicos importantes como o do açacute;car, o do ouro e o ciclo do café.
 
Para saber mais:
Leia o texto disponível em:http://www.icmc.usp.br/~fabricio/trabalhos/ciclos_economicos.php
onde você encontrará mais informações a respeito dos ciclos econômicos no Brasil

 
Foi somente entre a terceira e quarta década do século XX que o Brasil começou a voltar-se para a industrialização. Com o advento da segunda guerra mundial, muitos produtos começaram a faltar no país. Então, o governo da época começou a promover um processo de substituição de importações.
Deforma inteligente, o governo brasileiro optou por iniciar seu processo industrial através da criação de bens de capital, ou seja, bens que serviriam como base ou dariam sustentação para a produção de outros bens. Daí a denominação que se deu a este movimento, que ficou conhecido como a criação da indústria de base.
Este evento foi importante para a economia brasileira, pois possibilitou odesenvolvimento econômico posterior, através de indústrias que passaram a utilizar as matérias primas e serviços produzidos pelas empresas criadas naquela época.
Na ausência da iniciativa privada para fomentar a economia, o governo brasileiro usou e abusou do pensamento econômico de Keynes, que defende que o Estado deve participar da atividade econômica quando a iniciativa privada não se apresentar paraatender às necessidades da população.
Nesta época tivemos a criação de grandes empresas estatais, portanto controladas pelo governo, como as siderúrgicas de Volta Redonda, Vale do Rio Doce e CSN-Companhia Siderúrgica Nacional, as empresas de telecomunicações através do sistema Telebrás, onde havia a Embratel como expoente nacional e as operadoras estaduais fazendo parte do sistema geral.Tivemos, em 1954 a criação da mais importante estatal brasileira, a Petrobrás, com o apelo nacionalista de que "o petróleo é nosso". Também data dos anos trinta e quarenta a criação de empresas estatais de energia elétrica.
Vejam a importância destas empresas para o desenvolvimento da economia brasileira: as empresas mineradoras fornecem matéria prima para outras indústrias que se instalaram no país.As empresas de energia propiciaram a instalação de maquinários mais modernos e as empresas de telecomunicações deram suporte de serviços de comunicação às novas empresas que surgiram.
Foi somente entre a terceira e quarta década do século XX que o Brasil começou a voltar-se para a industrialização. Com o advento da segunda guerra mundial, muitos produtos começaram a faltar no país. Então, ogoverno da época começou a promover um processo de substituição de importações.
De forma inteligente, o governo brasileiro optou por iniciar seu processo industrial através da criação de bens de capital, ou seja, bens que serviriam como base ou dariam sustentação para a produção de outros bens. Daí a denominação que se deu a este movimento, que ficou conhecido como a criação da indústria de base.Esteevento foi importante para a economia brasileira, pois possibilitou o desenvolvimento econômico posterior, através de indústrias que passaram a utilizar as matérias primas e serviços produzidos pelas empresas criadas naquela época.
Na ausência da iniciativa privada para fomentar a economia, o governo brasileiro usou e abusou do pensamento econômico de Keynes, que defende que o Estado deveparticipar da atividade econômica quando a iniciativa privada não se apresentar para atender às necessidades da população.
Nesta época tivemos a criação de grandes empresas estatais, portanto controladas pelo governo, como as siderúrgicas de Volta Redonda, Vale do Rio Doce e CSN-Companhia Siderúrgica Nacional, as empresas de telecomunicações através do sistema Telebrás, onde havia a Embratel como...
tracking img