Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA
INSTITUDO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAU- IVA
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGICA EM RECURSOS HUMANOS

Maria Jerklândia M Marques

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETENCIAS

Sobral-2011

RESUMO: O objetivo desde artigo é mostrar como asorganizações buscam ações de gestão por competência gerando comprometimento por parte dos gestores e dos empregados. Com a competição acirrada fez com que as empresas procurem um novo modelo de gestão a fim de gerarem valores aos produtos e aos serviços, proporcionando assim maiores realizações pessoais e profissionais aos colaboradores. Então entender que algumas ferramentas podem auxiliar as organizaçõespara que seus gestores possam de forma ampla e objetiva mapear as competências e funções de cada um de seus colaboradores, identificando o treinamento adequado para aplicar, podendo assim mensurar os resultados apontando alguns aspectos em relação á utilização das mesmas, de forma que os seus resultados possam ser maximizados.

PALAVRAS CHAVE
Gestão, Competências, Pessoas, Treinamento,Organização.

INTRODUÇÃO
Há algum tempo que as empresas não apenas buscam pessoas para fazerem partes de sua estrutura organizacional, hoje elas buscam pessoas preparadas que tenha foco e que estejam sempre querendo crescimento profissional, querem pessoas que gere resultados, que são capazes de conduzir a empresa a seus objetivos estratégicos, gerando mudanças riqueza e valores.
Nós seres humanossomos a chave do sucesso ou o fracasso de uma organização. Se a modernidade faz dos processos e da tecnologia uma grande ferramenta para transformar uma empresa é também importante lembrar que são as pessoas que dão vida a esses aspectos.
Acredita-se que este artigo vem como objetivo de mostrar a necessidade que os administradores e gestores de pessoas por competência dentro de uma organização.1. O QUE É GESTÃO PO COMPETENCIA
Gestão por competência é o processo de conduzir os colaboradores para atingir as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais.
Isto é, para uma empresa ter um modelo de gestão por competência ela tem que ter metas visão e objetivos, ou seja, em que posição ela quer chegar.
Para ROGERIO LEME (2008, P2): a primeiraanalise é com objetivo de nivelar conceitos definimos gestão por competência como a forma de identificar as competências de que uma função precisa: identificar as competências que o colaborador possui; fazer o cruzamento das informações apuradas nos passos anteriores identificando o gap de treinamento e traçando um plano de desenvolvimento especifico para o colaborador.

“Para EBORT (1995):”, porexemplo, a competência não é estado ou conhecido ter se tem é resultado de treinamento. Competência é na verdade colocar em pratica o que se sabe em um determinado contexto, marcado geralmente pelas relações de trabalho, cultura da empresa, imprevisto, limitações de tempo e recursos e etc. pode se portado falar-se de competência apenas quando há competência em ação, isto é saber ser e sabermobilizar conhecimentos em diferentes contextos.”

Para uma empresa obter sucesso aplicado a gestão por competência é necessário treinar manter registro, documentos, pois o mercado é dinâmico e cada dia que passa as estratégias mudam por consequência o perfil também. Sempre temos que estar preparados para acompanhar a evolução, buscar resultados fazer realmente gestão de pessoas, não apenas como umaburocrática rotina de departamento de pessoal, mas sim de desenvolvimento de pessoas.
Gestão por competência é uma ferramenta que veio para auxiliar as empresas a enxergarem que ela precisa buscar e treinar seus colaboradores.

2. IMPLANTAÇÃO DE UMA GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Para implantar gestão por competência e necessário o envolvimento de toda a empresa. E um projeto que precisa ser...
tracking img