Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[ AULA 1]
SUPERVISÃO
DIREÇÃO NO NÍVEL OPERACIONAL




Supervisão representa a função de direção exercida no nível operacional da empresa.
Os supervisores são os únicos administradores que dirigem atividades de pessoas que não exercem funções administrativas na empresa.(OPERÁRIOS)
Muitos autores chamam a supervisão no nível operacionalda empresa de supervisão de primeiro nível , por se tratar do escalão administrativos mais baixo e elementar dentro da hierarquia da empresa.Os supervisores de primeiro nível estão espalhados nas diversas áreas da empresa:área financeira, área mercadológica, área de produção , área de recursos humanos, etc.
Os supervisores de primeira linha lidam com pessoal não-administrativo queexecuta tarefas especializadas ou fragmentadas. Geralmente isto provoca a perda da visão do conjunto e o que ocorre é uma orientação voltada para aspectos locais e imediatos do trabalho.
À medida que se desce na escala administrativa, a especialização vai tomando conta da generalização.


Como administradores de primeira linha, os supervisores são diretamente responsáveispelas operações diárias, imediatas e face a face de um grupo de pessoas não-administrativas da empresa, qualquer que seja a área envolvida. Em suma, os supervisores não dirigem as atividades de outros administradores.


CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA


A principal característica da supervisão de primeira linha é o fato de dirigir o trabalho depessoal não-administrativo no nível operacional da empresa, contudo , as características importantes da supervisão, são:
a) Dependência de perícia técnica.
b) Comunicação em duas linguagens
c) Crise pessoal de identidade
d) Autoridade restrita
e) Representação da administração frente ao pessoal não- administrativo.


a)Dependência da perícia técnica
Enquanto os administradores que estão no nível institucional e intermediário se orientam mais para o planejamento, organização e controle, os supervisores precisam conhecer o trabalho que supervisionam com relativa profundidade.Os supervisores são peritos e profundos conhecedores das tarefas especializadas desempenhadas pelos seus subordinados.Katz salienta que há pelos menos três habilidades dos supervisores: habilidade conceitual, habilidade humana e habilidade técnica.
Habilidade conceitual :- Consiste na habilidade para compreender a organização como um todo.
Habilidade humana :- Consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar umaliderança eficaz.
Habilidade técnica : - Consiste em saber utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos para a realização de suas tarefas.


Hersey e Blanchard mostram que à medida que um indivíduo sobe na escala hierárquica , diminuía necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidades conceituais.


b) Comunicação em duaslinguagens
Os supervisores devem comunicar-se através de duas linguagens distintas – a dos administradores e a dos não-administradores. As comunicações ascendentes são enviadas para o pessoal administrativo , valendo-se de valores e pontos de referência tipicamente administrativos, enquanto que as comunicações descendentes são enviadas para pessoal de execução e de operação, valendo-sede valores estritamente ligados a tarefas e às técnicas utilizadas.


c) Crise pessoal de identidade
Os supervisores não são executores ( operários ou funcionários não- administrativos), mas também não são facilmente aceitos pelos outros administradores dos níveis mais elevados da organização.
A crise de identidade que ocorre com os supervisores, provém...
tracking img