Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A área de Gestão de Pessoas, ou área de Recursos Humanos, tem vários subsistemas: Remuneração, Benefícios, Recrutamento, Seleção, Desenvolvimento de Pessoal. Faça uma reflexão sobre o sistemaremuneração e analise sua importância dentro da área de Gestão de Pessoas e sua inter-relação com os demais sistemas. Aponte as áreas onde há maior interação.

O salário seria a recompensa, agratificação pelo serviço prestado pelo colaborador a Empresa durante um determinado período de tempo, em função do cargo que exerce e dos serviços que presta. O salário pode ser direto e indireto. O saláriodireto seria em virtude da contraprestação do serviço no cargo ocupado, como por exemplo, o salário mensal recebido pelos mensalistas. O salário indireto decorre de cláusulas da convenção coletiva e doplano de benefícios e serviços socias oferecidos pela organização, como por exemplo, as férias e a participação nos resultados. A remuneração e constituída pela soma dos dois tipos de salário.
Navisão tradicional da remuneração, privilegia-se o salário pela contribuição do cargo e não pelo modo como o funcionário o desempenha. A política de remuneração tradicional instalou-se em um mercadoonde não havia competitividade, engessado, sem diferencial entre empresas e empregados. Entre as principais desvantagens dessa política podemos destacar o processo de trabalho alienado onde as pessoasnão trabalhavam em busca de objetivos, executando o trabalho sem muita motivação, sem poder expor as suas idéias. Não havendo o encorajamento ao desenvolvimento de habilidades e competências. Hoje coma globalização e mudanças constantes no mundo moderno, as empresa buscam novos métodos de remuneração, que busquem não apenas remunerar o trabalho, mas agir no motivacional das pessoas coordenando osesforços individuais e do grupo segundo um objetivo estratégico definido, sendo assim a remuneração passa a ser um fator de aperfeiçoamento da organização.
As organizações são formadas por...
tracking img