Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3 GERENCIAMENTO DE PESSOAS

A expressão Gestão de Pessoas (ou Gerenciamento de Pessoas) visa substituir Administração de Recursos Humanos, a expressão ainda mais comum para designar os modos de lidar com as pessoas nos organizações. Os argumentos para essa mudança de nomenclatura ressalta que o termo Administração de R.H. é muito restritivo, pois passa entendimento de que as pessoas quetrabalham numa organização são apenas recursos, ao lado dos recursos materiais e financeiros. Por isso, alguns autores adeptos da Gestão de Pessoas, procuram designar as pessoas que trabalham nas organizações não mais como empregados ou funcionários, mas como cooperadores, parceiros ou colaboradores.

“O contexto em que se situa a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. Asorganizações constituem-se de pessoas e dependem delas para atingirem seus objetivos e cumprir sua missão. Ao ver das pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar seus objetivos pessoais com um mínimo de tempo, esforço e conflito. As organizações surgem então para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto. Sem organizações e pessoasinexistiria a Gestão de Pessoas.” (CHIAVENATO, 1999)

Entende-se então um processo de gestão descentralizada apoiada nos gestores responsáveis, cada qual em sua área, pelas atividades finais e seguimento nos meios em prol do objetivo da organização. A globalização exige novidades, novos modelos de gestão e, conseqüentemente, novas formas de conduzir os interesses organizacionais e das pessoas.A cultura da Gerdau S.A. é baseada na ética e em valores que se perpetuam há mais de um século. Seus colaboradores têm orgulho de trabalhar na companhia, mostrando assim comprometimento com os resultados. Isso porque a Gerdau oferece aos seus profissionais condições de crescer, ampliar sua visão de mundo, correr riscos e assumir responsabilidades.
A gestão das pessoas leva em consideração adiversidade de anseios e necessidades que são identificados e utilizados na definição de estratégias, planos e práticas organizacionais. Desta forma se promove o desenvolvimento, o bem-estar e a satisfação de todas as pessoas que fazem parte da Gerdau.

3.1 Aspectos Motivacionais, Liderança e Clima Organizacional

Motivação é um processo e ao dizer isso remete à idéia de que motivação não é umproduto acabado. Tem caráter de continuidade, o que significa dizer que sempre se fará necessário algo a frente para motivar, não necessariamente uma pessoa motivando outra, pois motivação nasce dentro de cada um, mas existem estímulos, incentivos que às provocam. Freud dizia que são nossos conteúdos psicológicos – diferentes de pessoa pra pessoa – que encaminham para determinada direção, embora taisconteúdos possam servir-se de fatores externos.
Colaboradores motivados, seja individualmente ou em grupo, tendem a proporcionar melhores resultados. A motivações pode ser entendida como principal combustível para a produtividade.
Após a análise de algumas teorias motivacionais, como a Teoria das Necessidades de Abraham Maslow, Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivadores de Frederick Herzberg,Teoria X e Y de Douglas McGregor e outras, foi possível observá-las em pratica pela empresa.
O sucesso da Gerdau depende de conhecimento, habilidades, criatividade e motivação de sua equipe. A realização das pessoas, por sua vez, depende de seu esforço próprio, de oportunidades de aprendizado e de um ambiente favorável ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades.
Os colaboradores sãoprofissionais altamente qualificados, motivados e identificados com os valores e objetivos da empresa: cliente satisfeito, segurança total no ambiente de trabalho, pessoas comprometidas e realizadas, qualidade em tudo que se faz, empreendedorismo responsável, integridade e crescimento com rentabilidade.
É fundamental que as pessoas sejam valorizadas, reconhecidas, incentivadas a trabalhar em equipe,...
tracking img