Gestao de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fordismo
* Utilizava os conceitos de taylorismo;
* Posteriormente, ele inovou com o processo hoje conhecido como Fordismo, mas que absorveu vários aspectos do taylorismo;
* Ford utilizoua risca os princípios de padronização e simplificação de Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fabricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica devidros, a plantação de seringueira, até a siderúrgica.
* O processo criado por Ford organizava a linha de montagem de cada fábrica pra produzir mais, controlando melhora as fontes de matéria-prima ede energia, os transportes, a formação de mão-de-obra.
* Os veículos eram montados em esteiras rolantes que se movimentavam enquanto o operário ficava praticamente parado, realizando uma pequenaetapa de produção.
* Desta forma não era necessária nenhuma qualificação dos trabalhadores e o trabalho é entregue ao operário, fazendo assim a analogia a eliminação ao movimento inútil.
* Esseaumento de produção, por meio do aumento de eficiência, reduzindo o preço do produto, resultando no aumento de vendas.
* Ao vender, mais isso também permitia manter o baixo preço ao produto.* No século XIX, os motores eram muitos ineficientes gastava se mais para aquecer os motores do que pra andar, mas os alemães aperfeiçoaram os motores dos automotores.
* No modo artesanal,construíram-se e ajustavam as peças em cada carro, que compreenderam num trabalho mais lento, portanto de maior qualidade, mas de alto preço.
* Já no Fordismo, a fabricação em serie implicou a queda dequalidade dos veículos. Em contrapartida, o carro ficou mais barato, tornando-o um meio de transporte acessível às pessoas.
* Essa cadeia de montagem em massa se intensificou na segunda década doséculo XX.
Ford adotou três princípios básicos:
* Princípio de intensificação: diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação...
tracking img