Gestao de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo III:Política Comercial
3. Política comercial
A Politica comercial, consiste num conjunto de medidas e acções, em geral públicas, que afectam as transacções comerciais de um país com o resto do mundo.
Medidas estas que podem determinar maior ou menor integração económica do país com as demais nações, dependendo da profundidade dos acordos comerciais negociados pelo país em questão,bem como do perfil dos seus instrumentos e capacidade de negociação.
A política comercial pode se estabelecer sobre a forma de tarifas, subsídios ao comércio, quotas de importações, restrição voluntária à exportação, restrição à criação de empresas de capital estrangeiro, regulamentação de serviços e outras barreiras
3.1 Papel da política comercial
1. A política comercial afecta o nível dasexportações e importações;
2. Afecta o nível da ctividade interna;
3. Afecta o nível de emprego
3.2 Objectivos da política comercail
 Redução do volume de importações, tornando as importações mais caras para reduzir o deficit da balança comercial;
 Elevação das políticas económicas;
 Redução dos efeitos de dumping (venda de produto no mercado interno, abixo do seu custo marginal)
3.3Barreiras tarifárias ou comerciais
São intervenções dos governos no livre comércio que consistem e colocar obstáculos para não comprar produtos e serviços de outros países.
Essas se dividem em: i) barreiras tarifárias, em que valores monetários são envolvidos nas negociações; ii) barreiras não-tarifárias, que envolvem questões quantitativas, técnicas, sanitárias etc.
Essa intervenção governamental visaa dois objectivos distintos. Um deles é favorecer o produtor nacional mediante a concorrência externa por meio da imposição de barreiras ao produto estrangeiro. A tarifa, portanto, é uma forma de protecção, porque eleva o preço local do produto tarifado. Dessa forma, o produto nacional torna-se mais competitivo em termos de preço e fornece às empresas domésticas o tempo necessário para seadequarem ao padrão tecnológico mundial. De outra forma, essa protecção pode incluir mecanismos de promoção às exportações.
Outro objectivo da intervenção governamental no comércio relaciona-se à intenção de aumentar a arrecadação tributária. Esse mecanismo alcança os resultados pretendidos desde que a tarifa não seja tão alta a ponto de tornar a importação ou a exportação proibitiva. É usual supor queessa receita adicional seja, posteriormente, redistribuída à sociedade de forma ética e justa.
3.3.1 Barreiras Tarifárias:
As barreiras tarifárias são aplicadas através de alíquotas sobre as importações dos bens. Quando utilizadas pelos governantes, estas barreiras, também conhecidas como Aduaneiras, apresentam alguns efeitos considerados mais comuns sobre a economia, a saber:
Efeitos sobre aprodução: A tarifa pode aumentar a produção do bem protegido à custa de uma redução do bem não protegido e mesmo de uma redução do bem-estar económico, devido à intervenção sobre a alocação eficiente de recursos que poderia ser obtida com o livre funcionamento do mercado.
Efeitos sobre o consumo: A tarifa tende a reduzir o consumo do bem protegido, devido ao efeito-renda (a renda real diminui) eao efeito-substituição (o bem relativamente mais caro é menos procurado). Por outro lado, o efeito sobre o consumo do bem não-protegido é ambíguo, dependendo das magnitudes dos efeitos-renda e substituição. De qualquer forma, há uma distorção no padrão de consumo.
Efeitos sobre a receita do governo: Se a tarifa não for demasiadamente elevada, a receita do governo aumenta. Factores políticosdefinirão o destino e utilização destes recursos.
Efeitos sobre a concorrência: Com a tarifação, a concorrência do mercado tende a diminuir e os produtores internos terão perderão eficiência pelo baixo interesse em inovar e/ou diminuir seus preços.
Efeitos sobre a balança de pagamentos: Em curto prazo, obtém-se superávit comercial, embora as quantidades envolvidas de exportação e importação sejam...
tracking img