Gestao de custos logisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO ST DE GESTÃO EM LOGÍSTICA
POLO GUAICURU
TURMA N30






PROFESSOR(A) TUTOR(A) EAD: PEDRO HIANE
PROFESSOR(A) TUTOR(A) PRESENCIAL: ALINE TOSTES PALMA






ACADÊMICOS:










DESAFIO DE APRENDIZAGEM
GESTÃO EM CUSTOS LOGÍSTICOS








CAMPO GRANDE
2011







ETAPA 1


CASASBAHIA. REDUÇÃO DE 80% NO CUSTO DA ENTREGA


Na era dos mercados competitivos e globalizados, o aspecto custo vem cada vez mais assumindo importância significativa na busca das empresas por maior eficiência e produtividade. Porém, ao objetivarem a redução de custos, as empresas só percebem o custo do produto e não dimensionam os Custos relacionados à Logística. O Custo Logístico é a somatória doscustos de transporte, custos de armazenagem e custo de manutenção de estoque.
A logística no Brasil é excessivamente cara, principalmente pela falta de investimento na infra-estrutura e no transporte. Todas as despesas relacionadas à movimentação de materiais fora da empresa podem ser consideradas Custos com Transportes. Enquadram-se aqui os custos com a depreciação dos veículos, pneus,combustíveis, manutenção, etc. Todos os custos com frota própria como a depreciação dos veículos, pneus, combustíveis, custo de oportunidade dos veículos, salários, manutenção, incidem no custo logístico.
É evidente a necessidade de implementar ações que busquem melhorias nos indicadores de eficiência, que estimulem a melhor estratégia na utilização dos meios de transporte e locais de armazenagem dosprodutos. Sendo assim, a partir dos problemas e oportunidades identificadas na análise de dados, bem como das sugestões de melhoria na otimização das entregas, especialistas, e líderes do setor, foram identificado um plano de ação para melhoria do sistema de transporte, armazenagem e entrega de mercadorias.
Gostaríamos de ressaltar a diferença entre custo de armazenagem e custo de estoque, custode armazenagens são os custos relativos ao aluguel do armazém, movimentação do produto, mão de obra, ou seja, custos relativos ao acondicionamento do produto, custos de estoque quando a empresa mantém estoques que não são necessários, ocorre um desaproveitamento de estoque, o que vai significar uma perda de espaço físico assim como perdas de investimento.


PROCEDIMENTOS PARA REDUZIR CUSTOSLOGÍSTICOS


A Casas Bahia esta operando com um novo centro de distribuição em São Bernardo do Campo, com 96,8 mil metros quadrados, localizado no km 23 da Rodovia Anchieta, que liga São Paulo a Santos, em um terreno de 215 mil metros quadrados. O centro conta com uma frota de 250 caminhões e capacidade para fazer 200 mil entregas mensais em média em cidades da Baixada Santista, na regiãopaulistana do ABCD.
Segundo Michael Klein, vice-presidente das Casas Bahia, por sua localização privilegiada, próxima ao entroncamento das rodovias Anchieta e Imigrantes, o novo centro de distribuição da rede de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos reduz em 80% o custo de entrega em sua área de abrangência, em relação às despesas anteriores de transporte, quando as mercadorias destinadas a essasregiões saíam do centro principal da empresa, localizado em Jundiaí. O cálculo leva em conta o tempo que era gasto pelos caminhões da frota nos congestionamentos da capital, o custo do funcionário que ficava preso no trânsito, o desperdício de combustível e o acúmulo das entregas.


PESQUISA PARA VERIFICAR SE AS DECISÕES TOMADAS PELA DIRETORIA FORAM EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOCENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM 2002.

Com certeza todas as decisões tomadas quando se trata de logística foram corretas, os números da Casas Bahia impressionam: frota com de 2.254 caminhões; 8,6 mil funcionários que atuam diretamente nos Centros de Distribuição; 980 mil entregas por mês de onze mil itens comercializados; 7,4 milhões de metros quadrados de área de armazenagem. Essa grandiosa...
tracking img