Gestao_da_Cadeia_de_Suprimentos 1

1594 palavras 7 páginas
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Parte 2:
1) São possíveis as alianças estratégicas para ambos os varejos?
É possível fazer aliança estratégica nos varejos físicos e virtuais, desde que seja realizado controle eficiente e um fluxo de informação preciso. Além disso, é necessário realizar planejamento, adequando as características específicas de cada varejo. O conceito de AE para os varejos oferece flexibilidade, dinamismo, redução de custo e vantagem competitiva.
A tendência do varejo mundial é a reafirmação da loja física e a união do varejo virtual com o tradicional. Segundo o publicitário Mario Dorfman, o varejo segue a tendência de ser multicanal, Omnichannel, e investe no “Phigital”: "a experiência que vai além do online e do físico, que é a soma dos dois, a quebra de barreiras." Podemos afirmar que as empresas multicanais, ou seja, que possuem as duas características de vendas estão em vantagem no mercado, em razão de atender as necessidades os dois nichos de mercado.

2) Apresente Processo Push e Pull da Cadeia de Suprimentos do varejo tradicional e do varejo virtual. O processo Pull no varejo tradicional ocorre em resposta ao pedido, trabalha com a certeza da demanda e com a necessidade de responder os pedidos dos cliente. No processo Push existe uma antecipação ao pedido, utilizam o histórico de vendas e a sua variabilidade para projetar quais serão as demandas dos próximos períodos, trabalhando com estoques de segurança.

No varejo virtual, as lojas conhecem melhor seus clientes, por meio de métrica, proporcionando eficácia ao processo Push e a antecipação pode ser realizada de acordo com os desejos dos consumidores. No pull, ocorre em resposta ao pedido do cliente.

A etapa da cadeia onde os processos Push encontram os processos Pull é denominada fronteira Push/Pull.

3) Quais as vantagens competitivas entre varejo virtual e varejo tradicional?

O varejo virtual possui facilidade nas compras pois o consumidor pode comprar de qualquer lugar, oferece

Relacionados