Gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO AMBIENTAL


A expressão gestão ambiental aplica-se a uma grande variedade de iniciativas relativas a qualquer tipo de problema ambiental. Na sua origem estão as ações governamentais para enfrentar a escassez de recursos, como mostrado anteriormente. Com o tempo, outras questões ambientais foram sendo consideradas por outros agentes e com alcances diferentes, sendo que atualmente nãohá área que não esteja contemplada. Qualquer proposta de gestão ambiental inclui no mínimo três dimensões, a saber: (1) a dimensão espacial que concerne a área na qual espera-se que as ações de gestão tenham eficácia; (2) a dimensão temática que delimita as questões ambientais às quais as ações se destinam; e (3) a dimensão institucional relativa aos agentes que tomaram as iniciativas de gestão.Essas três dimensões estão representadas na Figura 1.3, na qual cada eixo indica uma dessas dimensões. Exemplos de gestões sob diferentes dimensões serão apresentados nos próximos capítulos, a começar pela gestão de abrangência global sobre temas específicos, como aquecimento global e proteção da biodiversidade.

Figura 1.3 Gestão ambiental – DimensõesA essas dimensões pode-se acrescentar a filosófica que trata da visão de mundo e da relação entre o ser humano e a natureza, questões que sempre estiveram entre as principais preocupações humanas como mostram as incontáveis obras artísticas, filosóficas e científicas de toclos os tempos. E as respostas às indagações sobre essas questões foram e continuam sendo as mais variadas, gerandodiferentes posicionamentos e propostas que refletem a diversidade de entendimentos sobre o Universo, o ser humano, os demais seres vivos e os elementos não vivos da natureza. Apesar da variedade de posicionamentos, pode-se pensar em duas grandes vertentes situadas em pólos extremos de uma linha contínua repleta de matizes, que refletem situações intermediárias em diferentes gradações. Em uma pontadessa linha encontram-se as posições antropocêntricas extremadas, nas quais a natureza só tem valor enquanto instrumento dos seres humanos e estes possuem direitos absolutos sobre ela. A preocupação com o meio ambiente se dá na medida que este se torna um problema para os humanos. Subjacente a essa postura está a concepção de um ser humano separado da natureza; essa dualidade lhe daria o direitode ser o seu senhor e de utilizá-la em seu benefício. Em termos gerais, os antropocêntricos mais extremados não se preocupam com a quantidade e a natureza da produção e do consumo, pois o importante é satisfazer as necessidades humanas, sejam elas essenciais ou não. A gestão ambiental de acordo com essa visão, caso exista, se restringe a seguir as legislações ambientais. A crença na capacidade daciência e tecnologia de resolver os problemas ambientais legitima o uso abusivo do meio ambiente. Os cornucopianos, já citados, encontram-se neste pólo. O que se denomina ambientalismo representa uma contestação a esse modo de pensar e agir.

Na outra ponta estão as posições ecocêntricas extremadas, que atribuem aos elementos da natureza um valor intrínseco e independente de qualquer apreciaçãohumana; e os humanos, sendo apenas um desses elementos, não possuem nenhum direito a mais que os outros seres. A eqüidade biológica, uma das idéias-chave das posições desse pólo, decorre de uma concepção unitária da natureza, na qual todos os organismos, inclusive os seres humanos, fazem parte da natureza em igualdade de condições. Os que defendem essa tese se baseiam na idéia de que todos os seresvivos de um ecossistema são interdependentes e por isso nenhuma espécie pode ser superior às demais, nem mesmo os humanos. Suas propostas procuram levar em conta o fato de que a Terra é finita, ou seja, possui capacidades de carga e de absorção de poluentes limitadas, de modo que o crescimento econômico também deve ter um limite. Não crêem que a ciência e a tecnologia dominantes possam dar...
tracking img