Atps de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ácido fluorídrico é composto de um átomo de flúor e um de hidrogênio, ligados por uma ligação covalente. Ele é um líquido incolor, fumegante, de ponto de ebulição 20 ºC sob pressão normal. Portanto, nas condições ambientes, onde a temperatura é de 25 ºC, ele é um gás incolor.

Seu ponto de ebulição é superior ao dos demais ácidos halogenídricos, isto é, daqueles formados pela ligação dohidrogênio com um halogênio (elemento pertencente à família 17 ou VII A da Tabela Periódica). Isso se deve ao fato de que há entre suas moléculas a formação de fortes ligações de hidrogênio, que é o tipo de força intermolecular mais forte. As ligações de hidrogênio criam a seguinte estrutura:

Sua principal propriedade é a de ser um elemento altamente corrosivo; sendo, por esse motivo, usado em soluçãoaquosa para corroer o vidro, fazendo gravações como a mostrada a seguir:

Por isso, em laboratórios, o ácido fluorídrico é guardado em frascos plásticos.
Esse ácido é produzido a partir da reação do ácido sulfúrico concentrado com o minério fluorita (CaF2), à temperatura de 250 ºC:
CaF2(s) + H2SO4(l) → CaSO4(s) + 2 HF(g)

De acordo com Arrhenius (1887), ácido é toda substância que em solução aquosarealiza a liberação única e exclusivamente de íons H+. Desta forma, segue os principais ácidos e suas aplicações:
-Ácido Fluorídrico (HF): É venenoso e possui concentração máxima permitida de 2 mg/m3 de ar. Possui peculiaridade de corroer o vidro, desta forma, deve ser armazenado em frascos de polietileno, sendo um ácido utilizado para a realização de gravações em cristais e vidros, como porexemplo, a numeração existente na parte inferior dos vidros dos carros, o qual é gravado com o auxílio deste ácido. As suas classificações químicas, são: hidrácido, monoácido, volátil e semi-forte (α =8,5%).
-Ácido Clorídrico (HCl): Foi descoberto no século XV e sua produção industrial se iniciou na Inglaterra. O ácido Clorídrico puro (cloridreto) é um gás incolor, super tóxico, não inflamável ecorrosivo. Sua solução aquosa é chamada de ácido clorídrico, o qual pode ser vendido comercialmente com o nome de ácido muriático, sendo impuro, e utilizado para a limpeza de pisos e de peças metálicas antes de soldagens, como por exemplo, em construções civis, onde é usado para remover respingos de cal em azulejos e pisos. Além disso, é utilizado na indústria e em laboratórios,e ainda se faz presenteem nosso próprio corpo, no suco gástrico, para auxiliar na digestão. As suas classificações químicas, são: hidrácido, volátil monoácido e forte (α = 92,5%).
-Ácido Sulfídrico (H2S): É um ácido altamente tóxico e inflamável, sendo fortemente irritante para as mucosas. A sua concentração letal é de 2 mg/L de ar. O H2S é composto na decomposição de materiais orgânicos que possuem enxofre. Possui odorbastante desagradável, o qual se assemelha com o odor de ovo podre. É utilizado como redutor e em reações de precipitação. Suas classificações químicas, são: hidrácido, diácido, volátil e fraco (α = 0,076%).
-Ácido Cianídrico (HCN): É um ácido extremamente tóxico, pois age sobre a hemoglobina do sangue, sendo assim um gás de ação venenosa mais veloz, o qual é conhecido com uma concentração de 0,3mg/L de ar, instantaneamente letal. É utilizado em câmaras de gás para execução de pessoas condenadas à pena de morte por tal método, sendo que por curiosidade, a primeira vítima foi seu descobridor, Carl Wilhelm Scheele, que deixou cair um vidro contendo a solução. É utilizado também na fabricação de plásticos, cianetos, corantes e outros produtos do gênero. O ácido cianídrico ser conservado forado contato com a luz, mesmo difusa, pois pode causar a sua explosão. É vendido comercialmente com o nome de ácido prússico. Suas classificações químicas, são: hidrácido, monoácido, volátil e fraco (α = 0,008%).
-Ácido Carbônico (H2CO3): É um dos componentes das bebidas gaseificadas, sendo altamente instável, gerando água e gás carbônico, com os quais cria-se um equilíbrio dinâmico, formando...
tracking img