Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia da Gestalt:

Prof. Sergio Nagib Sabbag

Este texto é uma síntese do que é a teoria da Gestalt. Não substitui outros textos mais completos, servindoessencialmente como resumo.

A Psicologia da Gestalt ou da Forma é uma teoria psicológica de origem alemã, cuja ênfase é nos fenômenos da percepção. Koffka, Köhler e Wertheimer desenvolveram umateoria que destaca o quanto nossa percepção transforma a realidade externa em busca do importante conceito gestaltista da “boa forma”. Esta teoria é denominada Gestalt clássica, modo de diferenciá-la daGestalt americana, cuja ênfase é em vivências corporais e obedece a outros princípios.
São definidos alguns mecanismos de percepção que juntos auxiliarão a alicerçar o conceito maior de boa forma.São eles: fechamento, simetria, regularidade, proximidade e semelhança. Soma-se o principio fundamental da figura fundo e a seguir o da boa forma. Por último, o conceito de Lewin de “insight”.Fechamento é o mecanismo perceptual através do qual o ser humano tem a tendência a realizar fechamentos de coisas incompletas.
Na representação gráfica - - - - - - - - - - - - - - - - - não vemos umasérie de traços, mas temos a tendência a ver uma reta. Isso porque nosso psiquismo tem a tendência de, na percepção, realizar o fechamento.
Simetria é o mecanismo pelo qual vemos com maisfacilidade formações simétricas. Por exemplo, a representação gráfica x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x ou *_*_*_*_*_*_*_*_* ou a formação de ladrilhos, janelas simétricas nas construções, etc.Regularidade é o mecanismo pelo qual é mais fácil percebermos fenômenos regulares, isto é, os que são apresentados regularmente no tempo. O nascer e o pôr do sol, as três refeições do dia, o relógio depêndulos, as programações das rádios, são exemplos de construções naturais e da sociedade que utilizam o conceito da regularidade.
Proximidade reflete a facilidade que temos de identificar e...
tracking img